Super, a nova marca de produtos cosméticos baseados em super-alimentos

O doutor Nichlas Perricone tem sido apelidado de "Guru das Estrelas" na área da dermatologia e goza de amplo tempo de divulgação e entrevistas no programa da Oprah na PBS e também nos programas de Larry King e em outras mídias como a revista Vogue e o jornal The New York Times.

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É também o criador dos produtos Perricone MD, uma ampla gama de fórmulas anti-inflamatórias de aplicação tópica para prevenir e reverter os efeitos do envelhecimento da pele, e de suplementos alimentares científicamente concebidos para promover uma pele jovem e saudável.

Essa linha de produtos é distribuída através de uma variedade de canais, desde supermercados, farmácias e redes do varejo, e inclui também canais de venda pelo site e por telemarketing. Contudo o mercado encontrava-se saturado de marcas apadrinhados por médicos e a empresa procurava formas de alcançar novos clientes.

Esse era um assunto recorrente nas conversas entre o vice-presidente do departamento de marketing da empresa e a sócia fundadora da agência de comunicação que atende a conta da marca do Dr Nicholas Perricone.

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Foi durante uma viagem de trabalho a região da Napa, na Califórnia, que o assunto adquiriu um nova elegância e eles se depararam com um nixo de marcas de produtos dermatológicos que continham vários ingredientes de origem vegetal e alimentar, porém apresentavam-se em embalagens de fraca qualidade e faltava personalidade.

O Dr. estava realizando extensas pesquisas na área da nutrição e foi ele que cunhou nos livros que escreveu 10 Anos Antes o termo "super alimentos", uma palavra para descrever alimentos que contém quantidades significativas de antioxidantes.

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Na viagem de regresso eles discutiram a possibilidade da criação de uma nova linha de cuidados para pele que eu ligasse a ciência dos alimentos e que também utilizaria a imagem que transmite sensações inovadoras na nova linha de produtos. No encontro seguinte entre o Dr e sua equipe, as ideias foram florescendo e o Dr. apresentou um inventário de novos produtos potenciais, como por exemplo a quercetina - que é um flavonoide que se extrai das maçãs verdes e que é ótima no tratamento da acne - e os triglicerídes de cadeia média encontrados na água de coco que são hidratante fabulosos. A reunião terminou com uma meta, o Dr. se encarregaria de determinar os produtos e as fórmulas e a equipe do deparmamento de marketing e a agência de comunicação ficaram encarregadas de levar a marca até o mercado em nove meses.

A ação profissional entre eles já era realidade desde os anos 90, por isso eles possuíam uma visão comum em questões de design e imagens de logomarcas - eles preferem a formalidade dos briefing tradicionais em favor de longas conversas, sempre recheadas de referências passageiras a marcas favoritas, viagens, moda e até comentários sobre o episódio mais recente de alguma série da TV. Ao longo daqueles meses viriam a ser muitas dessas conversas .

Os objetivos representavam um conjunto de desafios, pois o produto deveria posicionar-se como uma marca séria, baseado em pressupostos científicos e apoiada pela autoridade conferida pelos anos de experiência e investigação do Dr Nicholas Perricone. Contudo este era o posicionamento estabelecido pela antiga marca Perricone MD, e era Vital que a nova linha se desvincula-se da marca principal.

Além disso, o novo produto tinha como público-alvo um segmento de mercado mais jovem, e a marca perricone MD dirigia-se a faixa etária dos 35 aos 55 anos, preocupada sobretudo em deter os efeitos do envelhecimento, a nova linha destinava-se a um público-alvo intensamente consciente dos alimentos que ingeria, dos produtos que aplicava no corpo. Pessoas como as que vemos ler rótulos detalhados diante as prateleiras no supermercado quando estão analisando produtos de origem integral e orgânica.

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A abordagem visual cristalizou-se assim que a empresa de comunicação desenvolveu o nome "Super by Dr Nicolas Parricone". O nome "Super" nos remete a ciência do super alimentos em que os produtos se baseavam, mas também sugeriu uma voz para a marca. Estávamos na presença de um super produto para pernas de super modelos, um super produto para super sensuais super mulheres super saudáveis.

logo super cosmeticos

Para garantir que a nota caprichosa de valor não diminuísse a credibilidade da marca, foram empregados termos científicos em todos os pontos de contato com o cliente, porém obedecendo ao espírito da marca estes termos foram apresentados de forma advertir bem como informar através de jogos de palavras como: "não liberte os radicais"; uma referência aos radicais livres combatidos pelos alimentos antioxidantes.

Estas mensagens foram utilizadas no contexto de uma iconografia colorida de um ponto de vista visual a cor. Parecia um papel chave no design da logomarca: as cores vibrantes são as características distintivas do super alimentos, e estas cores foram utilizadas para identificar os SKU (Unidade de Manutenção de Estoque) de diferentes produtos, desde o elixir purificante de agrião, a máscara facial de gengibre, pimentão vermelho, melão etc.

Para que estas cores se destacassem manteve-se um fundo branco em todas as aplicações, desde frascos, embalagens e mídia de divulgação. 

produtos da linha super

Fonte de texto: baseou-se no tipo de letra Gotham Rounded, e o sinal + no bojo da letra R foi retirado da iconografia desenvolvida para a marca; um dos elementos-chave empregavam o sinal de + (mais) entre uma maçã e um tubo de ensaio, como metáfora visual da ciência alimentar. O estilo arredondado do tipo de letra se adequada a relação que a marca tinha com os alimentos bem como ao caráter tátil dos cremes e loções. 

O elemento visual final foi a imagem de uma jovem banhada em loção; a imagem confere o ingrediente energético para a marca e é também uma forma criativa de mostrar o próprio produto

O período de 9 meses terminou com o lançamento da nova marca em três boutiques na Califórnia, seguido de um lançamento a nível nacional exclusivo para as lojas Shefora. 

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O produto encontra-se também disponível online através do site e de aplicativos disponibilizados para download em diversas plataformas e tecnologias de celulares.

A marca "Super" reúne uma variedade de elementos que conta uma história de um médico de renome que decidiu colocar a ciência dos alimentos e da nutrição ao serviço da cosmética e realizar isso de forma informativa rápida e energética.


Fonte: www.perriconemd.com e livro Logo Design Volume 3