Quem vai criar o logotipo?

Nesse artigo são exibidos algumas diferenças dos tipos de empresas que criam logotipo, como por exemplo os sites de concursos de logotipo e os sites de freelancers. Qual é a melhor solução para sua nova logomarca?

A internet mudou o processo de criação publicitária do design do logotipo para sempre. Às vezes, não para melhor. Como a concorrência para esse negócio de projetos de desenhos se aqueceu, na mesma proporção aumentaram as promessas, propostas e discursos de vendas de muitas empresas e agências de design de logotipo (especialmente aqueles que você vai encontrar na internet).

Alguns discursos, propostas e argumentos são perfeitamente legítimos. Outros, nem tanto. É difícil decifrar as ofertas sedutoras que temos encontrado nos resultados das buscas por “criar logotipo”, especialmente se você está meio perdido ao criar o seu próprio logotipo pela primeira vez.

Isso não quer dizer que cada site que você vai navegar na web está prometendo-lhe um terreno na lua, mas a nossa experiência nas “guerras do logotipo” demonstra que a maioria dos novos clientes está pouco habituada a efetuar a solicitação de um novo logotipo, e esse processo é muitas vezes mal interpretado pelo futuro empreendedor.

Quando você executa a busca “criar logotipo” no Google ou num motor de buscas semelhante, você vai se deparar com uma tonelada de resultados de links orgânicos e anúncios patrocinados piscando, banners anunciando, webdesigners prometendo proezas e ofertas quase impossíveis.

Essa peregrinação acaba por nos conduzir a uma pergunta aparentemente simples - "Por que pagar R$ 390,00 quando eu posso encontrar dezenas de empresas e agências que querem me cobrar R$ 200,00 com revisões ilimitadas, dois dias de recuperação, etc, etc, etc?"

Para o olho destreinado, essas amostras de design de logotipo parecem tão boas quanto os mais bem conhecidos logotipos das maiores empresas em suas áreas de atuação. Mas suas taxas de criação são menos da metade do preço do que um respeitável estúdio de design normalmente cobra.

O efeito McLogo

As propostas de design gráfico e publicidade parecem boas demais para ser verdade. Essa diferença nos preços levou ao que o mercado publicitário norte americano chama de EFEITO McLOGO, uma alusão à uma outra revolução nos preços causado pela popularização e sucesso da rede de fast-food McDonalds.

Comparando maçãs com laranjas

Você tem que perguntar nessa situação: “Qual é exatamente a diferença entre o seu processo criativo e o de outros designers com outras políticas de preços?” - Então, vamos decifrar as promessas “do céu é o limite" que estão sendo exibidos em vários sites que criam logotipos.

Para facilitar o entendimento, faremos uma analogia com um famoso site que oferece o serviço de criação de logotipos nos Estados Unidos: ele é confuso e às vezes, promete logotipos através de seu projeto de marketing on-line sem esforços. “Nossos 1.000 designers logo são os melhores!”, exibe o anúncio.

Eles são descritos no site deles como "As mesmas pessoas (designers) que outras empresas pagam milhares de dólares apenas para obter um algumas horas de seu tempo". Eles também passam a afirmar que mais de 100 (!) destes designers trabalham em seu projeto.

Hmm. Por duzentos dólares? Lembre-se que eles são profissionais que entregam desenhos para grandes corporações por mais de oito mil dólares... A oferta soa um pouco forçada, mas, tudo bem. Esse tipo de propaganda é muito comum nos Estados Unidos.

O que não está claramente dito é que os projetos são oferecidos, como uma competição, a milhares de freelancers não profissionais - alguns são especialistas em criar dezenas de desenhos por hora (assim como o McDonalds faz com lanches), outros são profissionais em início de carreira, alguns ainda são estudantes de design, e a maioria são amadores sem formação acadêmica específica.

Na verdade, esses desenhistas competem uns contra os outros (diferente da equipe de elite anunciada) para obter a sua aprovação. Essas pobres almas são pagas em amendoim (isso apenas quando e "se" os seus projetos forem aceitos em primeiro lugar) e eles admitem por contrato criar dezenas de logotipos sem garantia nenhuma de pagamento.

Se você é extremamente atento ao orçamento e não se importa com os riscos, sabe que adquirir um logotipo através de um desses portais de CONCURSO DE LOGOTIPOS poderia de fato ter sido adquirido por muito, mas muito menos dinheiro do que está sendo solicitado. O verdadeiro desenhista receberá uma parcela pequena do que foi pago.

Uma revista de negócios e tecnologia nos Estados Unidos descreveu o processo de CONCURSO DE LOGOTIPOS da seguinte forma:

“Os designers amam esses concursos pelas seguintes razões:

  • Eles nunca têm de tratar diretamente com o clientes;
  • o pagamento é imediato;
  • eles podem trabalhar em casa, dia ou noite, com total flexibilidade;
  • eles podem ganhar até 50 dólares por um design ao longo de sua evolução criativa.”

US$ 50 por design. Isso é como amendoins para a Avenida Madison, mas não para um jovem fazendo sua logomarca (as palavras que eles exibiam em uma promoção para criar logotipos eram: "Madison Avenue Pros”, algo como “Os profissionais da Avenida Madison”, uma tradicional avenida de Nova Iorque onde ficam importantes agências de publicidade e design gráfico').

A questão agora é outra: o cliente que contrata um site de CONCURSO DE LOGOTIPOS estaria pagando gato por lebre? É que eu não quero um "amador" trabalhando em meu novo logotipo corporativo. E o estranho fato de o designer nunca participar de uma reunião com o cliente é típico de muitos profissionais que dispões de pouco tempo para deslocamentos até a sede da empresa contratante. É o preço que se paga pela falta de tempo, acabamos abrindo oportunidades para fecharmos alianças estratégicas com quem não conhecemos pessoalmente, sem ter certeza que se trata de um profissional qualificado.

Mais desenhistas entregam mais qualidade – ou menos?

Algumas empresas de design de logotipo e CONCURSOS DE LOGOTIPO ENTRE DESIGNERS on-line prometem que mais designers irão trabalhar em seu projeto. É quase certo que o projeto pode ser tocado por mais de um desenhista, mas também é certo que esses desenhistas não estarão reunidos num famoso ou importante estúdio de design. A maioria deles estará separada por muitos quilômetros, cada um trabalhando separadamente em seu computador.

Ter mais "olhos" em um projeto é legal e enriquece o processo criativo, e muitos designers trabalhando em um ambiente de estúdio (em oposição a remotamente) levam a um maior esforço e colaboração de vários designers nas artes gráficas e administração de marketing. A idéia de que você paga mais dinheiro para obter um esforço de colaboração via CONCURSO DE LOGOTIPOS é no mínimo ridícula (ou seja, supõe-se, a razão que você selecionou uma empresa com uma equipe reunida para projetar seu novo logotipo, ao contrário de um ou vários freelancers solitários).

Além disso, um desenhista solitário que teve o seu projeto aprovado não injetou o seu estilo 100% em um projeto, perdendo a exclusividade do processo criativo, pois normalmente os desenhistas que participam desses concursos de logotipo estão desenhando dezenas de novos logotipos para diferentes empresas diariamente, a fim de conseguirem vencer pelo menos um único concurso, para compensar o esforço. O resultado do desenhista solitário é o contrário do serviço oferecido por uma agência ou estúdio de design profissional, onde os esforços de colaboração no estúdio garantem a produção de um grande logotipo original.

Essa idéia de que "quanto mais desenhistas, melhor o resultado" só funciona para uma agência de publicidade ou estúdio de design gráfico de verdade, onde sabemos que uma equipe experiente usa ferramentas colaborativas, como por exemplo BRAINSTORM para iniciar os esboços dos desenhos a partir de conceitos ligados à marca, produto ou projeto.

 

Bem no alvo, acertando o desenho correto

Em qualquer projeto de design de logotipo você não deve simplesmente estar à procura de mais coisas. Você está procurando o logotipo certo para sua idéia. Se você está procurando um atendimento individual (one-to-one) o processo de design que um freelancer qualificado oferece pode ser irrelevante quando pensamos no quesito colaboração em equipe. Afinal de contas, logotipos memoráveis e famosos foram criados por um designer isolado, como é o caso do logotipo da Nike por exemplo.

Um grande designer pode, obviamente, criar uma solução de projeto melhor que dez medíocres (ou inexperientes) designers podem. Um designer solitário, sem concorrentes num concurso de logotipos pode ser o próprio gerente do seu projeto. O cliente sabe com quem vai falar quando liga para o estúdio de design, o desenhista tem uma conexão com o cliente e o projeto do logotipo.

A figura do gerente de projeto numa agência

Frase de um cliente algum tempo atrás: "O gerente (ou diretor) do projeto mostrou ser um expert em design, até apresentou um belo portifolio, mas eu pensei que o desenho aqui estava nas mãos dos designers?”

Esta questão acima normalmente indica que a pessoa recebendo instruções, comentários e solicitações de alteração nos desenhos não é o profissional que está desenhando. As instruções são repassadas para um grupo de designers numa reunião dirigida pelo gerente de projeto. Às vezes, a reunião é dirigida pelo diretor comercial da agência, se ele for um habilidoso administrador de marketing e conhecer o cliente e seu mercado. Nesse caso, o administrador de marketing deve ter uma experiência em design gráfico para conseguir guiar o processo e extrair de cada um dos designers as melhores soluções que serão apresentadas para o cliente.

É o gerente de projeto quem vai delegar a criação do logotipo para um profissional, e depois repassar o logotipo escolhido para a equipe de criação de mídias impressas (papelaria corporativa, documentos e folhetos) e mídias eletrônicas (websites, anúncios no Google, televisão etc).

A distância do cliente

Num site de concurso de logotipos, os clientes não têm permissão ou acesso para falar com o designers, porque a empresa que gerencia o CONCURSO DE LOGOTIPOS não confia nos designers solitários. Afinal de contas, o designer poderia obter o número do telefone ou email do cliente e dessa forma tirar do concurso o seu papel de “atravessador”, oferecendo diretamente o mesmo serviço por um valor bem menor (esse é o risco quando pagam em “amendoim”). Esse é mais um motivo que mantém a necessidade do cliente afastada do entendimento e compreensão do designer. É a maior das ironias, pois o que deveria ser feito por uma agência de comunicação é realizado sem comunicação!

Essa aproximação entre o cliente e o designer gráfico pode ser direto (freelance) ou via gerente / diretor de agência para sua equipe. Disponibilizando o desenhista ou uma equipe de desenhistas para um contato direto com o cliente, podemos obter resultados muito melhores.

Você normalmente nota a qualidade da empresa ou agência com base na força e eficiência do seu portifolio. Como você sabe se o designer trabalhando em seu projeto é o mesmo que criou aquele belo desenho do portifólio? Se for uma agência séria, a troca de um ou outro designer não vai afetar a qualidade dos resultados, pois a direção da agência procura sempre manter um padrão de qualidade e o método de criação dos desenhos tende a evoluir para melhor.

Se a criação do desenho do logotipo não está a cargo de um gerente e sua equipe, a alternativa do freelancer único e identificado, com contato direto é sempre uma escolha válida. Lembrando de checar o portifólio desse profissional.

Já no caso do concurso de logotipos, não é uma boa idéia delegar a importante tarefa de criar a identidade corporativa de uma nova empresa para um ou vários designers que nunca terão contato direto com o novo empreendedor e dono da marca.

Garantia de devolução do valor pago

Em muitos sites de concurso de logotipos é exibido a oferta de GARANTIA DE SATISFAÇÃO, e se o cliente não prestar atenção nas letrinhas pequenas da oferta, vai deixar passar despercebido uma “taxa de serviço” - geralmente na faixa de US$ 75,00 – que é a pegadinha que alguns clientes insatisfeitos só descobriram na hora de solicitar a devolução do valor pago. Qualquer aluno do ensino médio sabe que se você pagou 200 dólares por um serviço e só recebeu 125 de volta, então você não recebeu 100% de volta.
Em alguns sites, o chamado “reembolso” expira se o cliente solicita revisões somente após a primeira rodada de projetos preliminares, ou esboços. Em outros sites, o pagamento só é efetuado se você enviar de volta todo o material impresso criado, o que tornaria o reembolso inviável devido às despesas de correio.

Um bom design leva tempo, e apressar o trabalho criativo normalmente custa muito mais - os designers têm de receber horas extras. Outros designers precisam ser adicionados ao projeto.

Que aspectos críticos do processo de design podem acelerar o processo?

  • Pesquisa?
  • Brainstorming?
  • Desenvolvimento?
  • Renderização?
  • Vetorização?

Os ingredientes e etapas acima não podem ser pulados. Não por uma agência séria. Mas podem facilmente ser ignorados ou subutilizados por designers isolados e escondidos atrás de concursos de logotipos, que podem criar logotipos estilo “Frankenstein”, a partir de uma biblioteca de cliparts ou reaproveitando idéias descartadas por outros solicitantes.

Revisões ilimitadas

Precisamos admitir – o termo "revisões ilimitadas" parece impressionante piscando em vermelho. Como isso é possível? Resposta - não é.

Falando sem rodeios, “revisões ilimitadas” em um projeto de design de logotipo é um conceito impossível de manter, e o uso destas duas palavras juntas tem apenas o propósito de enganar o futuro cliente.

Em primeiro lugar, ele não deve ter revisões ilimitadas para chegar a um grande logotipo. Um designer experiente e talentoso deve ser capaz de aprimorar um logotipo eficaz dentro de poucos ciclos de revisão. Afinal de contas, os conceitos preliminares foram inicialmente informados com um número limitado de características, por exemplo: moderno, letra serifada, símbolo monocromático, predominantemente horizontal.

Aqui está um teste divertido - encomendar um logotipo de uma dessas empresas de CONCURSO DE LOGOTIPO on-line, e solicitar que o seu logotipo seja apresentado em setenta  combinações de cores e cada uma delas deve vir com 5 tipos de letras diferentes, dentro do cronograma de retorno de três dias. O total de desenhos chegaria a 350 desenhos, o que ainda não é "ilimitado". O termo ilimitado significa sem limites de solicitações, e nesse caso podemos identificar uma má fé da empresa que oferece o serviço com revisões ilimitadas.  Simplificando, ninguém pode realmente oferecer “revisões ilimitadas” com qualquer taxa de envio de novas amostras de design, pois qualquer único projeto corre o risco de falir o estúdio. Bisnetos ainda poderiam estar trabalhando neste projeto de design de logotipo.

O que procurar e evitar na criação do logotipo

Assim que você decidiu contratar um designer de logotipo ou empresa de design, faça uma pesquisa em qualquer um dos motores de busca (como o Google por exemplo) e o resultado será mais de 100.000 empresas e indivíduos que afirmam ser designers (que é provavelmente como você acabou de encontrar este artigo em primeiro lugar).

Diferente de alguns destaques óbvios, o visual dos logotipos das empresas apresentadas são bastante semelhantes. Quando se trata do preço, nos Estados Unidos você pode ter um logotipo desenhado por apenas cinquenta dólares (mas já sabemos que ali tem arapuca) - e o serviço pode ficar confuso ou demorar muito tempo para ficar pronto.

O fato é que percebemos que existem poucos designers e empresas de design, estúdios e freelancers espalhados pela WEB, que valem a pena contratar para o seu trabalho. Também percebemos que você pode contratar um dos nossos concorrentes que irá criar um design perfeitamente adaptável às suas necessidades. Temos inclusive muitos amigos designers e profissionais de desenho e publicidade que trabalham em outras agências. O mercado publicitário é amplo, assim como o céu tem espaço para mais uma estrela, a internet agora pode estar estrelando um novo site de um ótimo freelancer ou um amigo designer.

No entanto, como acontece com a maioria dos nossos artigos de design de logotipo, sempre chegamos à pergunta que separam os meninos dos homens:

  • Será que o designer (ou estúdio) tem uma boa galeria de exemplos de design de logotipo da empresa?

Criar um Logotipo é uma habilidade desenvolvida, e exige tanto experiência quanto perícia técnica e artística. Por isso procure desenhos de logotipos reais que foram criados pela agência.

Não é tão fácil criar um projeto real que agrada o cliente, seu mercado, e o designer também. Além disso, atente para designers que sentem que é necessário dizê-lo porque um logotipo é fantástico. Se um logotipo precisa de um parágrafo para explicar o que significa esta cor, e que esta forma representa, em seguida, pergunte a si mesmo - é este é um projeto realmente eficaz?

logo vwExemplos de eficácia gráfica são da Apple, que estampa seu logotipo nos celulares apenas numa cor, ou o desenho do logotipo da VolksWagen, que exibe as iniciais V-Volks (povo) W-Wagen (carro), traduzido “Carro do povo”.

A Agência EVEF exibe em sua página uma amplo portifólio de logotipos já criados, todos separados por área de atuação. Confira.

 


Artigo atualizado na Agência EVEF em 09/10/2018 por Everton Ferretti