Logotipos sem símbolos e com iniciais em Maiúsculo

Quase todas as logomarcas mudam seus desenhos. Todas as principais logomarcas (ou logotipos) do mundo já foram atualizados e estão diferentes dos seus primeiros desenhos.

Para estudar e catalogar esse fenômeno do marketing e do design gráfico, o especialista Michael Evamy publicou o livro LOGOTYPE, no ano de 2012. Porém no mesmo ano alguns dos logotipos exibidos em seu livro já passaram por atualizações em seus desenhos, por exemplo a empresa aérea American Airlines e o Google.

catálogo de logotipos com a letra inicial em maiúsculo

Nesse artigo, vamos exibir as primeiras páginas desse livro para analisar as características chave de cada um dos logotipos exibidos e suas atualizações que chegaram ao mercado publicitário nos anos que se seguiram à sua publicação original. Outra função desse artigo é exibir as cores originais dos logos, pois no livro impresso os logotipos foram exibidos em preto (na maioria dos casos).

livro logotipo logos com as iniciais maiusculas

Páginas 16 e 17 do livro

Logotipos criados com fonte de texto do tipo Sans Serif, exibindo as iniciais em maiúsculo:

novo logotipo american airlines

Logotipo da American Airlines

Essa foi a evolução de um verdadeiro ícone americano, pois a empresa aérea American Airlines é uma das poucas marcas consideradas verdadeiras ícones norte americanos. Fortes e orgulhosos, seus pássaros de prata são como luminárias no céu, e a imagem de sua logomarca sempre transmitiu um profundo senso de lealdade e confiança. Em 2013, a American Airlines reconheceu que era hora de uma nova identidade visual corporativa para refletir melhor o progresso de sua jornada de vários anos no sentido de modernizar a companhia aérea e sua experiência como cliente.

 

logomarca nova american airlines aeronave adesivo

 

O novo visual é inspirado na herança da empresa e incorpora cores e símbolos universalmente associados ao povo norte americano. Um logo reimaginado, chamado de "símbolo de vôo", evoca a estrela "A" e a águia icônica do passado americano, todas trazidas à vida em tons refrescantes de vermelho, branco e azul. Juntos, refletem um espírito mais moderno, vibrante e acolhedor.

 

novo simbolo logotipo american airlines

O logotipo também faz a estréia ao lado de uma pintura com reimaginação ousada. Com listras orgulhosas e um corpo prateado atemporal, o novo símbolo expressa as origens americanas e o seu espírito contemporâneo: inovador, progressista e aberto ao mundo.

O designer gráfico que criou o novo logotipo da American Airlines revelou em uma entrevista para uma revista de design que ele tem apenas 6 fontes de texto instaladas no seu computador. Ele disse que sua fonte preferida é a Helvetica, e ela foi naturalmente escolhida para o logo da companhia aérea. Ele apresentou outros trabalhos com essa mesma fonte, como por exemplo os logos e as placas de sinalização do metrô de New York City, bem como o logo da fabricante de móveis e decorações Heller.

Um detalhe importante sobre o logotipo da American Airlines: ele foi o primeiro logo a ser exibido no livro, que tem o objetivo de destacar apenas os nomes das marcas, sem apresentar os símbolos. Mas a American Airlines tem um símbolo que vem utilizando desde 1934, e esse símbolo também passou pelo processo de novo desenho. Por isso, o estudo do caso da American Airlines é uma excessão da regra, pois como veremos nos próximos logotipos, não são exibidos símbolos acompanhando os nomes das marcas.

https://www.youtube.com/watch?v=J-KD0PdI1Ek


 

logotipo street lab

 

Logotipo da Street Lab

Essa loja de roupas, moda jovem e produtos para skate e esportes radicais na suécia também usa o tipo de letra Helvetica em seu logotipo. Como o livro exibiu o desenho do logo em preto, resolvemos exibir aqui o logo em sua cor original, o verde.


 

logomarca cristina guerra na cor original

 

Logotipo da Cristina Guerra

Outro logotipo que utiliza a fonte Helvetica e foi publicado no livro é o logo da galeria de arte contemporânea CristinaGuerra, de Portugal. O logo original é exibido nas cores laranja e preto.


 

logomarca st holdins helvetica

 

Logotipo da ST Holdings Ltd

Essa gravadora do Reino Unido também usa exclusivamente a fonte Helvetica, e a cor legítima da logomarca é o preto, assim como exibido no livro Logotype. Observe o modelo do cartão de visitas que acompanha a cor preta na comunicação visual da marca.

 

logomarca cartao cartoes de visita gravadora

 


 

livro logotipo logos iniciais maiusculas

 

Páginas 18 e 19 do livro

Logotipos criados com fonte de texto do tipo Sans Serif, exibindo as iniciais em Maiúsculo:

 

logotipo asprey marca loja produtos luxo

 

Logomarca da Asprey

A Asprey é uma projetista, designer, fabricante e varejista de produtos luxuosos que incluem jóias, artigos para o lar e a cozinha, artigos de couro, relógios, equipamentos de polo com base no Reino Unido e foi fundada em 1781, portanto possui mais de 230 anos de história da marca. Uma das características da sua logomarca criada em 2002 é a curva conectada a letra Y, no formato de um sorriso. Essa mesma curva é observada no logo da Amazon.

A Asprey forneceu coroas e cetros para famílias reais de todo o mundo e em 2013 ela realizou a autorização real da nomeação do príncipe de Gales.

 

logomarca asprey carro formula1 patrocinio

 

De 1996 a 1998, a Asprey foi uma das patrocinadoras da equipe de Fólmula 1 Ferrari. Como o seu logotipo é na cor púrpura, ele teve de ser aplicado na cor branca sobre a tinta vermelha do carro da Ferrari para obter contraste e ficar bem visível.

Canal de vídeos da Asprey no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCjyXFH2i2_v-pZysw0Zd-uA/featured


 

logomarca burda style revista

 

Logomarca da Burda Style

A marca Burda Style é uma revista de moda publicada em 16 idiomas diferentes e em mais de 89 países. Cada edição da revista exibe padrões exclusivos para cada design de edição.

 

logotipo revista burda style

 

A logomarca exibida no livro Logotype é o logo da comunidade virtual de compartilhadores de sementes, uma comunidade que nasceu a partir dos leitores da revista. Por isso o logo do livro é diferente do logo da revista, como exibido nesse artigo.


 

logotipo loja cubus fashion moda shopping

 

Logomarca da Cubus

Cubus é a marcas de uma das maiores redes de lojas de roupas e acessórios no norte da Europa, especialmente Noruega, Finlândia, Suécia, Polônia, Letônia e Alemanha. Ela vende principalmente roupas de baixo custo para crianças, jovens, homens e mulheres. Muitas das lojas Cubus têm sua própria perfumaria. A rede de lojas conta com mais de 300 lojas e possui mais de 3.000 funcionários. O seu logotipo foi criado a partir da fonte Arial Rounded e em propagandas impressas é facilmente estampado na cor preta, exatamente como exibe o livro. Mas na fachada de suas lojas, o logotipo exibe cores invertidas, com o preto de fundo e o nome da marca na cor branca.


 

logomarca nailxpress esmalte loja unha estetica salao

 

Logomarca da Nailxpress

A rede de salões de beleza especializado em unhas Nailxpress utiliza seu logotipo de duas formas diferentes. O logotipo exibido no livro Logotype é a apresentação mais comum na fachada externa das lojas e salões de beleza.

 

logomarca unha salão beleza nailxpress

 

Porém, em alguns impressos (como por exemplo essa paleta de cores de esmaltes de unha) voce observa que a logomarca foi separada, com o termo Nail acima do termo xpress.


 

logomarca heller moveis 

 

Logomarca da Heller

Essa fabricante de móveis e decorações dos Estados Unidos teve o seu logotipo criado pelo mesmo designer que criou o novo logo da American Airlines. Por isso podemos reconhecer a fonte Helvetica, a favorita do desenhista, que utilizou essa fonte em diversos logotipos.


 

logo hertz aluguel veiculos

 

Logomarca da Hertz

O logo da Hertz que foi exibido no livro já é a última versão do desenho, que foi mudado em 2009. Porém, o livro não exibe a cor original do logotipo, que é o amarelo, cor usada desde a fundação da empresa há quase 100 anos. Observe que a mudança para a versão de 2009 removeu a caixa 3D que deixava o logotipo pesado. Manteve-se a fonte de texto itálica (inclinada) para uma conexão com o antigo desenho do logotipo.


 

logomarca banda spiritualized verde

 

Logomarca da Spiritualized

A banda britânica Spiritualized também teve seu logo exibido na página com letras Helvetica e inicial em Maiúsculo. Detalhe para a cor original do logotipo, que não havia sido impressa na versão monocromática do livro: trata-se do mesmo logotipo, porém na cor branca sobre um fundo verde.

Essa banda britânica já lançou 6 álbuns de estúdio e tem seu próprio canal no Youtube com clipes e novidades:
https://www.youtube.com/channel/UCy4F6DR4F1dvzykIvO8znqQ


 

logomarca jeep apresentação 3d

 

Logomarca da Jeep

O Jeep está mudando suas diretrizes para a exibição do seu logotipo, substituindo-o por um desenho metálico em 3D, que os revendedores podem substituir por um logotipo preto, cinza ou branco, se necessário.

 

antigo logotipo jeep industria automoveis

 

A empresa exige que os revendedores sempre incluam a marca registrada®. A razão para isso remonta a quando os SUVs começaram a se tornar populares e os escritores os chamavam de "jipes", e a marca corria risco, porque qualquer palavra genérica não pode ser mantida como marca registrada. O resultado foi uma campanha publicitária, “Há apenas um Jeep”, implorando aos escritores que usem apenas a palavra para uma marca de veículo.

https://www.youtube.com/watch?v=fdXSe1J_oE4

Como desenhar o logotipo Jeep:

https://www.youtube.com/watch?v=iM0DmAAdMgs


 

livro logotipo logos iniciais maiusculas

 

Páginas 20 e 21 do livro

Logotipos criados com fonte de texto do tipo Sans Serif, exibindo as iniciais em Maiúsculo:

 

 

logomarca crate & barrel

 

Logomarca da Crate & Barrel

Essa rede de lojas de móveis, decorações e acessórios para o lar está presente em mais de 100 cidades na América do Norte. Seu logotipo exibido no livre é a versão mais recente dele, e continua em uso. Ele é bem diferente do logotipo original criado em 1962, que exibe o nome da empresa todo em MAIÚSCULO e ainda não trazia o termo &, pois usava a palavra AND.

 

crate & barrel logotipo antigo

 

Sua versão atual do logotipo partiu inicialmente da fonte Heveltica, mas como voce pode observar a nova fonte tem uma letra C mais redonda, numa ligação com uma mesa redonda. O sinal comercial & (ampersand) entrou no lugar do antigo AND e ele está menor que as 2 iniciais C e B.


 

logomarca canal tv syfy

 

Logotipo do canal de TV SyFy

Fundado em 1992, o canal de TV SyFy usou um logotipo por 17 anos na cor púrpura, exibindo um desenho do planeta Saturno. Mas o canal de TV evluiu, ganhou novos formatos além do conteúdo da ficção científica e resolveu mudar o seu logotipo para comunicar essa evolução. Numa cor púrpura mais escura, o logo agora não exibe mais o símbolo do planeta Saturno, porém sua nova identidade é sólida e pode ser aplicada em todos os seus subcanais.


 

logotipo teach first educação 

 

Logotipo do TeachFirst

A Teachfirst é uma ONG na inglaterra que trabalha para a melhoria do ensino básico. Se logotipo é numa fonte Helvetica em negrito. O logo impresso no livro não exibe sua característica da cor azul, que faz a separação das 2 palavras.


 

knoll logotipo novo

 

Logotipo da Knoll

O logotipo da Knol foi criado pelo mesmo designer que fez os logos da American Airlines e da Heller. Novamente aqui encontramos sua preferência pela fonte de texto Helvetica. A sua cor oficial é o laranja, aplicado num tom bem vivo.


 

 

logotipo openfield agronegocio sementes fazenda

 

Logotipo da Openfield

Essa empresa do agronegócio também usa a cor laranja num texto com tipografia Helvetica negrito, assim como o logotipo da Knoll.

 

 


Artigo atualizado na Agência EVEF em 09/10/2018 por Everton Ferretti