pagina inicial

LOGO & Marcas

contate-nos
 

Conheça o serviço de criação de logotipos da Agência EVEF.

Temos 20 anos de experiência em design gráfico.

 

Nome Fantasia

Nome fantasia (nome comercial ou nome de fachada) é o nome de uma empresa ou produto conhecido pelo público. Este nome nem sempre acompanha igualmente a razão social, que é o nome utilizado perante os órgãos públicos de registro das pessoas jurídicas.

O nome fantasia pode ser formado a partir de palavras ou expressões originadas na razão social, bem como pode ser criado a partir da criatividade do empresário e de seu consultor de marketing. No caminho inverso, o nome fantasia também pode ser a fonte para a elaboração da razão social.

O impacto do nome fantasia junto ao mercado consumidor justifica os altos investimentos que são feitos pelas grandes empresas. Muitos nomes, inclusive, conseguem virar sinômino do produto que vendem ou do serviço que prestam, figura de linguagem conhecida como metonímia (marca pelo produto). Isso ocorre por exemplo:

  • Os ciclimotores dos anos 90 eram conhecidos como mobilete no Brasil;
  • Poucas pessoas compram macarrão instantâneo - a maioria diz Miojo;
  • Palha ou esponja de aço? No mercadinho muitos pedem por Bom Bril;
  • As calculadoras financeiras são chamadas de HP, em referencia à HP12C;
  • Danone ainda é usado para se referir a iogurte;
  • A marca Leite Moça (da Nestlé) é sinônimo de leite consensado;
  • Fita adesiva é Durex;
  • Lâmina ou aparelho de barbear é Gilette;
  • As motos aquáticas são conhecidas como Jet Sky, uma marca da Kawasaki;
  • Pyrex é usado para tigelas de vidro, inclusive das concorrentes (ex: Marinex);
  • Itubaína, no interior de SP é sinônimo de guaraná em garrafas de 600 ml;
  • Todos conhecem o Chester da perdigão, mas poucos conhecem o galo-banquiva:

chester

Utilizamos o nome fantasia desde a sua publicação nas placas externas da empresa, depois no material publicitário, administrativo e nos produtos fornecidos.

Este nome serve para divulgação da empresa e seus produtos. Uma opção importante que a maioria dos novos empresários tem feito é o registro do nome fantasia no INPI; uma vez registrado, o nome fantasia é considerado uma marca registrada e leva o símbolo ®. A empresa que registra uma marca é dona absoluta dela.

O registro do nome fantasia no INPI amplia a proteção para todo o território nacional. As marcas (nome fantasia) são sinais (símbolos e logotipo) únicos que identificam a empresa, seus produtos e serviços. A identificação se realiza através da publicação do logotipo ou símbolo na empresa, no produto ou no material de divulgação (propaganda, embalagens, papelaria, anúncios, nos uniformes etc.

Como podemos observar na base de dados do INPI, vem crescendo fortemente o número de pequenas e médias empresas que registram suas marcas, seu nome fantasia, seu logotipo e símbolo. Antigamente registros de marcas e nome fantasia eram realizados apenas por grandes corporações. Constantes disputas judiciais divulgadas na mídia despertaram a atenção de empresários de todos os ramos de atuação para a necessidade jurídica do registro de sua marca ou nome fantasia. Assim que uma empresa é aberta, surge a necessidade de providenciar o registro do Nome Fantasia como Marca.

Escolhendo o nome fantasia:
Primeiramente precisamos saber qual a área de atuação da empresa. Depois temos de levantar alguns nomes que o novo empresário julga interessantes. Para exemplificar vamos criar o nome fantasia de uma nova imobiliária (fictícia). Quais passos seguir?

  1. Utilizar um nome curto
  2. Usar nome em português (inglês apenas para uma palavra fácil, como YES)
  3. Listar 3 nomes possíveis e pesquisá-los no INPI
  4. Caso o nome já esteja registrado, use um nome fantasia com 2 palavras
  5. Lembre-se de não tentar usar um nome comum (como Imobiliária Nova)

Um nome é considerado positivo apenas se soar bem isoladamente (como por exemplo Microsoft) ou usado em conjunto com outra palavra (como o nome Microsoft Outlook).

Outro aspecto importante na criação do nome fantasia é associar e destacar as boas qualidades de seus produtos e serviços no slogam abaixo do nome fantasia. Veja abaixo alguns exemplos de palavras positivas que encaixam em diversas áreas de atuação:

  • Engenharia: estrutura, solidez
  • Direito: tradição, conhecimento
  • Tecnologia: velocidade, precisão
  • Veículos: referência, confiança
  • Imóveis: amplitude, atendimento, força
  • Entretenimento: diversão, descontração

Outro aspecto muito usado é referir-se ao local onde está a sede da empresa. Em Belo Horizionte, por exemplo, muitas ruas do centro da cidade levam nomes de tribos indígenas. Isso gerou um grande número de empresas com os nomes abaixo:

  • Ótica Carijós
  • Shopping Oiapoque
  • Shopping Xavantes
  • Pastel Tamoios
  • Tupis Seguros
  • Timbiras Flat

E muitos outros, é só navegar no mapa de BH no Google Maps e conferir

Outro aspecto físico que pode ser usado é a cor predominante da empresa. Pode-se por exemplo já definir que a cor de uma nova escola de inglês será o verde e o nome da escola será Green Place, Green Card ou ainda Mister Green. Aliás eu escolheria o Mister Green, com o prédio da escola todo pintado de verde por dentro e por fora, todo o material publicitário e uniformes em verde. E pra coroar esse nome, um mascote verde, talvez um doende Leprechal.

Como pode ver, existem muitas possibilidades para desenvolver um nome fantasia, desde as iniciais do nome do dono da empresa até o local, cor e emoção predominante da empresa.

Nomes fantasia das lojas de veículos e concessionárias:

Muitos empresários acabam recorrendo aos nomes das principais cidades dos países originais das marcas que eles revendem. É comum por exemplo voce encontrar lojas e concessionárias da Fiat com os nomes de cidades italianas e da Renault com nomes franceses, como por exemplo:

logo renault
logo fiat

Le Mans

Dijon

Bordeaux

Lile

Nisse

Marseille

Rennes

Milão

Genova

Módena

Nápoles

Veneza

Florenca

Verona

 

Sua empresa precisa de uma logomarca ou nome fantasia?

logotipoA Agência EVEF realiza a pesquisa para o nome da sua empresa ou produto e te envia sugestões por email. Também enviamos os desenhos dos logotipos.

A EVEF cria desenhos para empresas de todas as áreas de atuação, e solicitar um orçamento desse serviço é fácil, rápido e o orçamento chega até seu email de graça.

Preencha nosso formulário de contato e receba seu orçamento grátis

Saiba mais sobre nome fantasia e marcas :

Biblioteca de artigos sobre publicidade e administração de marketing:

administracao de marketing
pró logo
logo design
a logica do consumo
design identidade da marca
Marketing
Logotipos
Logomarcas
Consumo
Marca

 

Siga-nos e compartilhe nossas novidades e artigos no Facebook:

Veja também:

Papelaria corporativa:


desconto de 40 %

Oferta válida para julho de 2014:

Receba seu novo logotipo (ou logomarca)
de R$ 480,00
por R$ 288,00

Contate-nos: clique aqui e envie sua mensagem solicitando um orçamento detalhado sem compromisso