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Rostos famosos em logotipos e mascotes de marcas

Aqui voce confere uma reportagem sobre Design gráfico.

Alguns rostos ficaram tão conhecidos quanto o produto que vendem: a Gina dos palitos de dentes, a vovó da Casa do Pão de Queijo, o cabeludo da aveia Quaker; e o 'uncle' Ben, por exemplo. Saiba quem são os personagens que estampam alguns logotipos famosos.

Entre o final do século XIX e começo do XX, as técnicas de impressão avançaram, e os primeiros anúncios publicitários que uniam texto e imagem começaram a circular pelo mundo. Foi assim que as embalagens, com belas imagens e personagens carismáticos, começaram a conquistar o coração e a atenção dos consumidores no ponto de venda. É nesse contexto que nascem os primeiros personagens de marca.

Existem cinco tipos de personagens de marca: os personagens-signo, os mascotes, os licenciados gráficos, os humanos ficcionais e os humanos reais. Cada um possui uma característica própria, que pode ser adequada à estratégia de marketing de diferentes marcas, sendo alguns mais utilizados em peças gráficas e outros mais ligados à figura humana.

Abaixo um vídeo que exibe o comercial do Man Tyre (homem pneu da Michelin):

Os mascotes são personagens criados para ter vida própria. Eles trabalham junto à marca e servem para reforçar de maneira divertida e educativa os valores de uma empresa. Há uma divisão interna entre os tipos de mascotes: os personagens-produto, que são usados para representar apenas um item (por exemplo, o homem azul dos Cotonetes Johnson & Johnson); e os personagens-gama, que perpassam por um grande número de bens oferecidos por uma empresa (como o frango veloz, que representa vários produtos da Sadia).

Os mascotes, por serem personagens, também podem ser protagonistas de estratégias de storytelling e transmídia. The King, mascote da rede de fast food Burger King, é um bom exemplo. Ele já foi protagonista de inúmeras campanhas que despontaram através de anúncios de TV e impressos, além de jogos (os chamados advergames, que já foram assunto aqui no blog da Being) e outras mídias que contavam histórias de maneira integrada.

Os personagens funcionam como mediadores entre marca e consumidor, e as mascotes possuem uma característica importante para essa relação: o carisma. Toda marca possui uma missão, tal qual o protagonista de uma história. O mascote, como representação físico-psicológica de uma empresa, pode ser um ótimo personagem para ser usado em ações de storytelling.

Critérios para a criação de mascotes:

  • A criação de uma mascote deve ser tão bem planejada quanto qualquer outra estratégia de comunicação, afinal poderá se tornar um desastre se mal executada.
  • Deve-se pensar, antes de sua criação, qual imagem deseja transmitir ao público, afinal tudo comunica o sorriso, a postura do boneco, as cores e o tipo de traço com o qual será representado.
  • A mascote deve sempre possuir algo que lembre a empresa, sejam as cores de sua logomarca ou até mesmo algo relacionado à sua personalidade.
  • Nunca se deve fazer uma mascote inspirada no dono da empresa. Busque, em vez disso, alguma característica que represente sua marca, seja um referencial ao nome ou a alguma característica da personagem propriamente dita.
  • A postura da mascote é muito importante, visto que esta representa a personificação da empresa. Nesse sentido, personagens sorridentes, simpáticas, com ar de confiança são bastante aconselhados.

Abaixo voce confere alguns exemplos de mascotes humanos ficcionais e humanos reais.

GINA - A foto que estampa as caixas de palito de dentes da empresa brasileira é de uma modelo. Mas o nome do produto é uma homenagem à mãe dos fundadores da empresa, conhecida como "Dona Gina".

CASA DO PÃO DE QUEIJO - A senhora do logotipo é Arthêmia Carneiro, mãe do fundador, e responsável pela tradicional receita do pão de queijo da rede brasileira. Ela morreu em 1997, aos 92 anos.

KFC - O coronel Harland Sanders é quem estampa o logotipo da rede americana de fast-food KFC. Ele é o fundador da empresa, e aprendeu a cozinhar aos seis anos. Sanders morreu aos 90 anos, em 1980.

logomarca da starbucks

Logomarca dos palitos Gina

logomarca casa do pao de queijo

Logomarca Casa do Pão de queijo

logomarca kfc

Logomarca KFC

STARBUCKS - O logotipo da rede americana não traz a imagem de uma pessoa, mas de uma sereia de duas caudas. A referência ao mar está também no nome da empresa: Starbuck era um personagem descrito no romance "Moby Dick", de Herman Melville.

FIFTIES - O logotipo da rede de fast-food paulista, assim como a decoração dos restaurantes, são inspirados nos Estados Unidos dos anos 1950. A imagem é de um homem, com um penteado característico da época, comendo sanduíche.

logomarca da starbucks

Logomarca da Starbucks

logomarca the fifties

Logomarca The Fifties

LEITE MOÇA - A camponesa fazia parte do rótulo do leite condensado desde que ele era importado pela Nestlé. A personagem fictícia acabou servindo de inspiração para o nome do produto quando ele começou a ser fabricado no Brasil, na década 1930.

QUAKER - Há 135 anos, o fictício "Larry" é o personagem-símbolo da Quaker. Recentemente, passou por um rejuvenescimento: sua imagem ficou mais magra e os cabelos, mais arrumados.

logomarca leite moça

Logomarca do Leite Moça

logomarca quaker

Logomarca Quaker

DR. OETKER - A imagem que estampa as embalagens da marca alemã é a silhueta de uma mulher. Alguns rumores dizem que era a imagem da filha do artista que desenhou o logotipo; outros, que era uma funcionária da empresa.

UNBLE BEN'S - O fictício "tio Ben" é, há mais de 60 anos, símbolo da marca. Em 2007, a empresa criou uma campanha em que ele aparecia como presidente da companhia. O objetivo era rebater as críticas de que o personagem tinha aparência de "serviçal".

logomarca oetker

Logomarca Oetker

logomarca arroz uncle bens

Logomarca Uncle Bens

A Casas Bahia mostra a evolução do seu mascote. (Publicado em março de 2013)

A rede completa 60 anos e comemora a longevidade do Bahianinho, personagem que teve a sua primeira versão em 1979, quando ainda tinha olhos fechados e usava sapatos de amarrar. Nesta época, a principal comunicação da marca eram os tablóides desenhados a mão e encartados nos jornais. Desde então, o personagem evoluiu, chegando ao formato atual em 3D.

mascote casas bahia

Fonte: UOL, Mundo do Marketing, sites das empresas e Wikipedia


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