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Quanto algumas empresas já pagaram pelos seus logotipos?

Muitos empresários e profissionais liberais procuram a Agência EVEF para solicitar o serviço de criação dos desenhos de seus logotipos (também conhecidos como logomarcas).

Uma das dúvidas mais comuns é referente ao valor cobrado pela criação do desenho do logotipo.

O valor cobrado pela agência EVEF está exibido na coluna à direita, essa é a nossa tabela mensalmente atualizada. Esse mesmo valor é oferecido para todas as empresas que solicitam os serviços de criação de logotipo. Não há discriminação do tamanho da empresa, tempo de atividade ou conceito da marca.

Mas precisamos entender uma questão inicial: o valor ao lado se refere à criação do desenho do logotipo. Esse serviço é realizado após a empresa já definir qual será o nome da marca que vai exibir no seu logotipo.

O conceito de marca é bem mais abrangente que o desenho do logotipo que a representa. A marca pode ser lembrada não apenas pelo seu desenho (logomarca) mas por outros meios (mídias), além das suas características individuais de diferenciação.

Um exemplo de diferenciação de uma marca, que não depende da logomarca (que é apenas o desenho) é a marca de motos Harley Davidson. Só de pensarmos nesse nome (Harley Davidson), já visualizamos mentalmente os conceitos de liberdade, asfalto, estrada, explorar novas cidades, aventura, potência, experiência, grupo de motoqueiros se divertindo.

Além disso, uma das principais características na diferenciação da marca Harley Davidson é o barulho do seu motor. Na década de 1990, após um processo judicial por plágio, a Harley Davidson conquistou o direito de ser a única fabricante de motos do mundo que pode produzir motos que saem de fábrica com o seu barulho do escapamento característico. Isso ocorreu porque algumas fabricantes japonesas perceberam que iriam aumentar a venda de suas motos japonesas se copiassem o barulho da Harley Davidson (que é norte-americana).

Dessa forma, a fabricante americana provou que o barulho da moto também é uma das características da marca Harley Davidson, e seu plágio foi proibido pela justiça.

Marca = experiencia de consumo. A marca alimenta expectativas e comunica a "promessa" de um produto, apresenta seu diferencial frente aos concorrentes e torna uma empresa única. O logotipo é só o desenho da marca.

logo twitter

Quais características são necessárias para criar um logotipo eficiente?

São várias, desde os detalhes mais sutis como o tipo da letra (exemplo da Coca-Cola) ou a cor escolhida, como o azul da IBM que fez com que ela ganhasse o apelido de "a grande azul" nos Estados Unidos.

Alguns dos logotipos e símbolos famosos de grandes multinacionais foram criados por estúdios de design a preços milionários. Outros de empresas também mundiais foram gerados por acaso ou vendidos a preço insignificante.

Entre cores, tipo de letra, ter ou não um símbolo, muitas escolhas precisam ser feitas e isso justifica os investimentos milionários, como o caso da PEPSI que veremos daqui a pouco.

Mas algumas vezes o logotipo é criado por um funcionário ou sócio da nova empresa, e ele pode sair de graça, que é o que ocorreu com o Google e com a Coca-Cola.

Em alguns casos, um logotipo é criado apenas comprando um símbolo pré-pronto numa biblioteca de ícones, como foi o caso do logotipo do Twitter (U$ 15,00).

logo pepsi

Em outros casos, um novo logotipo é criado para substituir o desenho anterior. Nesse caso, o proceso é mais complexo, pois serão feitas pesquisas de mercado, entrevistar funcionários, clientes, distribuidores, equipe de mídia etc.

Foi o que ocorreu com a PEPSI que recentemente investiu 1 milhão de dólares para desenvolver o desenho do novo logotipo.

Depois de pronto, o logotipo precisou ser aplicado em todas as mídias que o estampavam, desde rótulos, caminhões, crachás, uniformes da empresa, documentação interna etc. Já podemos calcular que outros milhões de dólares foram necessários para atualizar o desenho da marca (logotipo). Por isso tanto cuidado e pesquisas, ninguém quer trocar o logotipo, investir milhões e depois não obter nenhum resultado positivo para a marca.

O logotipo da British Petroleum

Para a BP tudo é grande, imenso. Redesenhado no ano 2000, o logotipo da British Petroleum levou um bom orçamento e ultrapassou 210 milhões de dólares para sua criação, implantação e divulgação na mídia. A multinacional de petróleo e gás queria um novo conceito para a marca, depois de passar anos usando o escudo com as iniciais da empresa como logotipo. O novo logotipo, conhecido como “Helios” (nome do deus do Sol na Grécia Antiga), representaria a energia dinâmica em todas as suas formas.

logo bp

A BP fez parte do cartel conhecido como Sete Irmãs, formado pelas maiores empresas exploradoras, refinadoras e distribuidoras de petróleo e gás do planeta, as quais, após fusões e incorporações, reduziram-se a quatro - ExxonMobil, Chevron, Shell, além da própria BP. É a única distribuidora de gasolina sem chumbo 100 octanas.

Tudo corria muito bem para a marca BP até o dia 20 de abril de 2010, pois nesse dia foi registrado o maior desastre ambiental já provocado pelo homem. Uma das plataformas operadas pela BP explodiu no Golfo do México, afundando dias depois. Na explosão morreram 11 operários, e quase 3 milhões de barris de petróleo vazaram nos dias seguintes em pleno alto mar.

Além das mortes, do prejuízo material e das manchas que se espalharam pelas praias de diversos países, a maior mancha ficou impregnada na própria marca BP. Durante meses, várias reportagens foram exibidas nos principais canais de TV do mundo apontando culpados, exibindo as multas milionárias e causando diversas demissões na empresa e várias trocas no alto comando. Até mesmo o presidente dos Estados Unidos teve que entrar na briga, fazendo pronunciamentos, anunciando multas bilionárias e exigindo o selamento correto do poço, que continuou jorrando petróleo cru por dias sem parar.

Em todas essas reportagens, na TV ou nas capas de jornais e revistas, quem representava a British Petroleum? Era a imagem do seu logotipo, que foi sistematicamente difamado na mesma mídia que anteriormente exibia propagandas da BP.

protesto marca bp

Acima, imagem de protesto contra a BP. Observe que o logotipo está no lugar da letra "o" de "Boicote a BP".

logotipo bp protesto protesto logotipo bp

Acima mais 2 imagens que utilizam o logotipo da BP no protesto devido ao derramamento de óleo no Golfo do méxico.

logotipo bp logotipo bp

Acima 2 imagens que circularam nas redes sociais durante um protesto virtual contra a BP.

Após as reações contra a BP, creio que ninguém vai querer utilizar uma camisa ou boné com a marca da BP. Seu logotipo que custou 211 milhões de dólares agora já não vale nada.

As ações da BP na bolsa de valores caíram, mas a empresa não faliu. O mundo continua dependente do seu petróleo e ainda conviveremos com a BP por alguns anos.

E por falar em ações na bolsa, que tal pensarmos na crise financeira de 2008? Também tem logotipo envolvido!

Na verdade, quando os jornais e revistas querem dar um destaque negativo para uma empresa, muitas vezes o logotipo é o primeiro a ser atacado, ele se torna o símbolo de uma crise, escândalo ou desastre.

Um outro caso de desvalorização da marca

A crise financeira de 2008 começou alguns anos antes, já em 2006 os subprimes (portifólio de títulos imobiliários) estavam muito valorizados. Os bancos faziam uma verdadeira jogatina com a especulação dos subprimes, e em 2008 quando os acionistas recorreram aos bancos para realizar os lucros, descobriram que os subprimes estavam todos sobrevalorizados na casa de 20 para 1.

O resultado todos sabemos, vários bancos tiveram que ser socorridos pelo governo americano e depois pelos governos europeus. No meio de uma crise tão grave e de proporções mundiais, tinha que aparecer o primeiro culpado. Foi aí que surgiu a marca do banco Lehman Brothers.

logo lehman brothers

Com milhões de pais de família perdendo seus empregos e a crise se espalhando, investigadores descobriram que foi a ganância de alguns banqueiros ávidos por lucros rápidos que quase quebrou o sistema financeiro mundial. E o banco Lehman Brothers estava bem no olho do furacão, pedindo concordata em setembro de 2008.

As capas de jornais, revistas, edição dos telejornais, enfim, toda a mídia estampou o logotipo do LB para destacar uma matéria relacionada a crise financeira.

E voce? Tem coragem de dar para seu amigo uma caneta novinha com detalhes folheados em ouro, com o logotipo ao lado? Creio que não...

Quanto algumas empresas pagaram por seus logotipos?

logo coca-cola

Agora vamos voltar a falar de valores positivos. Voce sabe quanto um logotipo pode custar para uma empresa? Entre nada e vários milhões de dólares... vamos conferir:

Coca-Cola

O famoso logo da Coca-Cola foi criado por Frank Mason Robinson, em 1885. Na época, Mason era escriturário de John Pemberton, o criador da bebida, e teve a ideia de fazer o logo com a letra cursiva - uma fonte chamada Spencerian Script, desenvolvida no meio do século 19. A sugestão foi incorporada sem nenhum pagamento à Robinson.

Valor que a Coca-Cola pagou pelo logotipo: ZERO

Google

logo google

Tudo fica mais fácil quando um dos próprios fundadores é quem desenha o logo.

Criado sem custos para a empresa em 1998 por Sergey Brin, o logotipo sofreu algumas alterações ao longo do tempo, mas o conceito original ficou intacto.

O redesign mais recente da empresa data de 2010.

Valor que o Google pagou pelo logotipo: ZERO

Twitter

O passarinho azul mais famoso do mundo surgiu a partir de uma simples imagem de banco de dados, ao preço de 15 dólares. O artista que a assinou, Simon Oxley, deve ter recebido pouco mais de seis dólares pelo direito de uso. O logo foi sofrendo pequenos ajustes e para criar sua versão mais recente, divulgada em 2011, a empresa contratou um ex-designer do Google.

logo nike

Símbolo da Nike

Um dos símbolos mais conhecidos do mercado foi criado por Carolyn Davidson em 1971 por apenas 35 dólares.

Davidson criou o conceito enquanto ainda era estudante de design da Universidade de Portlandia.

Comenta-se nos bastidores que em 1983 a artista recebeu da Nike um anel de diamantes com o símbolo e algumas ações da companhia com valor secreto.

Valor que a Nike pagou pelo logotipo: US$ 35,00 em 1971

NeXT

logomarca next

Após sua saída da Apple, Steve Jobs fundou a NeXT em 1985 e pagou 100 mil dólares para ter seu novo logotipo.

A NeXT criou um sistema operacional próprio e mais tarde foi reabsorvida pela Apple.

O logo da empresa foi encomendado ao renomado designer Paul Rand.

Ele era o responsável pelo design de muitos cartazes e identidades corporativas, incluindo os logotipos da IBM e da ABC.

Valor que a NeXT pagou pelo logotipo: US$ 100.000,00 em 1985

BBC

A história dos logotipos do canal BBC remonta à 1960, quando um brasão de armas era usado como símbolo da rede.

logotipo bbc

A versão mais recente foi assinada pelo designer britânico Michael Peters em 1997 e custou 1,8 milhão de dólares.

A ideia, segundo o criador, era criar um logo forte que nunca mudasse, não importa a mídia onde estivesse veiculado - na TV, na internet ou em meio impresso.

Valor que a BBC pagou pelo logotipo: US$ 1.800.000,00 em 1997

Accenture - a história do logotipo de 175 milhões de dólares

Tudo começou em 1989 quando um grupo de parceiros da divisão de consultoria de várias firmas da tradicional Arthur Andersen ao redor do mundo formou uma nova organização focada em consultoria de tecnologia e integração de sistemas. O nome da nova empresa era Andersen Consulting. Durante uma década, a empresa evoluiu rapidamente de um simples integrador e gestor de sistemas para uma consultoria de serviços globais de tecnologia, fornecendo uma gama completa de serviços e soluções.

logo accenture

Neste período a empresa havia crescido espetacularmente, alcançando faturamento de US$ 9.5 bilhões, empregando 70 mil funcionários em 46 países e oferecendo aos seus clientes serviços e soluções de tecnologia, consultoria e outsourcing. Neste momento a empresa conquistou o direito de se separar oficialmente da Arthur Andersen, muito em virtude do descontentamento de ter que pagar 15% de seus lucros para utilizar o nome Andersen Consulting.

Entretanto isso requeria um novo nome, pois, além das tensas relações com a Arthur Andersen, a empresa considerava a palavra “Consulting” uma desvantagem, uma vez que estava partindo para um segmento nada relacionado com consultoria, como por exemplo, outsorcing e empreendimentos. Foi então que convocou seus funcionários a opinarem na escolha do novo nome. Aproximadamente 2.500 sugestões foram apresentadas. Depois de uma extensa pesquisa de marketing e US$ 175 milhões gastos, a empresa finalmente havia escolhido um novo nome, enviado por Kim Petersen, funcionário do escritório de Oslo na Noruega. Oficialmente no dia 1 de janeiro de 2001, adotou o nome ACCENTURE (supostamente derivado da expressão “Accent on the Future”), reforçando seu novo posicionamento e refletindo que estava voltada para o futuro. Aproveitou esta oportunidade não somente para divulgar e comunicar seu novo nome, como também para vender seus serviços e ajudar as pessoas a compreender o que ela tinha a oferecer.

A versão final do novo logo era o nome da empresa acentuado com um símbolo “maior que” (>) sobre a letra “t”, transmitindo e enfatizando assim seu enfoque no futuro.

Valor que a Accenture pagou pelo estudo de mercado e logotipo: US$ 175.000.000,00

Jogos olímpicos de Londres 2012

logo london 2012

Em matéria de design de logotipo e mascotes olímpicos, parece que a organização dos jogos de Londres em 2012 não ficou muito satisfeita.

Vários jornais, blogs e sites declararam na Inglaterra que o logotipo de Londres 2012 é de longe o mais feio logo de todos os jogos Olímpicos. E a fonte de texto usada no logotipo também foi considerada a pior de todas!

Em Londres a rede de fast-food McDonald's planejava vender mais de 10 milhões de pequenos bonecos dos mascotes, mas depois de algum tempo não conseguiu emplacar nem 10% desse volume. Então resolveu distribuir gratuitamente esses bonequinhos nos McLanche Feliz. Se livrou do estoque encalhado.

Não bastasse o problema com os mascotes sem graça, alguns muçulmanos mais radicais enxergaram no logotipo a palavra ZION (uma tradução de Judeu, uma provocação aos iranianos). Outros visualizaram uma suástica, ou até mesmo um ato sexual.

Se é publicidade gratuita o que o estúdio de design queria, eles conseguiram. Parece até aquela velha frase: falem bem, ou falem mal, mas falem de mim. Mas esse logotipo conseguiu ser 99% mal-falado!

Valor que Londres pagou pelo logotipo olímpico em 2007: US$ 2.000.000,00

mascote olimpiada de londres

Acima: os mascotes da Olimpíada de Londres 2012: Wenlock and Mandeville


Fonte: UOL, Reuters Images, Revista Exame e Wikipedia

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A criação do desenho do logotipo é uma das etapas da criação da marca. Essa criação pode ser realizada pela Agência EVEF, que já criou dezenas de logotipos para empresas dos mais diversos segmentos e cidades do Brasil.

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