Criação de marca (nome fantasia)
A criação de um nome fantasia (ou nome de marca) para identificar a sua empresa é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento inicial de qualquer negócio.
A Agência EVEF trabalha com a criação de nomes de empresas desde 1994 e publicou esse artigo para ajudar os empresários e empreendedores a escolherem o seu nome fantasia.
A Agência EVEF te envia sugestões de novos nomes para sua empresa.
Clique na imagem abaixo e
Enviamos sugestões de nomes comerciais inéditos e memoráveis, solicite orçamento pelo WhatsApp (11) 9958-12346
Conheça os detalhes do nosso serviço de criação de nomes de marca para cada área de atuação específica:
Agência de Turismo e Viagens
Arquitetura
Barbearias e cabeleireiros
Bicicletarias e bike shops
Clínicas e consultórios
Condomínios residenciais e edifícios comerciais
Construção civil e engenharia
Contabilidade e contadores
Corretor de Seguros
Energia solar (instalação e manutenção)
Farmácia ou Drogaria
Fazendas e Agronegócio
Financeiras e empréstimos
Frigoríficos e proteína animal
Igrejas e denominações evangélicas
Imobiliárias e corretores de imóveis
Linguiças e indústria alimentícia de embutidos
Lojas de móveis, marcenarias e design de interiores
Lojas de roupas e marcas da moda
Nome fantasia em grego
Oficinas e inspeção veicular
Pizzarias e cantinas italianas
Planos de Saúde
Restaurantes
Tecnologia e Celulares
Veterinário e Pet Shop
O caminho ideal para criar um novo nome fantasia ou nome de marca
Inicialmente, o nome fantasia não precisa ser exatamente igual o nome que é exibido no cartão de CNPJ ou no Contrato Social da empresa. Isso porque um mesmo CNPJ pode ser titular de várias marcas diferentes, basta analisarmos o CNPJ da Coca-Cola no Brasil, que possui as marcas da Fanta, Sprite e várias outras marcas de bebidas. Isso significa que o nome fantasia não fica "preso" ou "amarrado" na sua razão social.
E quanto a possibilidade de seu nome fantasia desejado já estar sendo usado por outra empresa.
No Brasil, os empresários que desejam proteger as suas marcas de cópias, plágios ou falsificações utilizam o serviço de registros da marca no INPI. O Intituto Nacional da Propriedade Industrial realiza os registros das marcas e patentes no Brasil, e antes de voce definir qual será o seu nome fantasia (ou nome da marca da empresa) nós aconselhamos voce a realizar uma pesquisa no banco de dados do INPI e verificar se o nome desejado já foi registrado. Somente considere adotar um nome de marca que ainda não foi registrado em sua área de atuação.
>> A pesquisa pode ser realizada nesse link >>
- Essa pesquisa é gratuita, apesar de muitos escritórios de gerenciamento de marcas cobrarem por essa pesquisa. O serviço de registro da marca é um serviço pago, que voce pode realizar diretamente no site do INPI ou solicitar para um escritório ou empresa de registro de marcas.
>> Conheça no site do INPI os detalhes técnicos e etapas para registro de uma marca ou nome fantasia >>
E se o nome da marca que desejamos usar já estiver registrado por outra empresa?
Nesse caso, o ideal é pensarmos em outros nomes fantasia (ou nome da marca da empresa).
Para termos sucesso na criação de um nome fantasia ou nome de marca, nós precisamos fugir do lugar comum.
Antes de visualizarmos as sugestões, conheça 3 regras básicas:
- Nome curto é mais fácil de ser lembrado;
- Nomes e Sobrenomes são eficientes, desde que sejam de fácil pronúncia;
- Associações a lugares, culturas ou pessoas também são eficientes;
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Criação do slogan
A Agência EVEF também trabalha com a criação das frases de slogan.
O slogan é a frase que acompanha o nome de uma marca, e ele muda com certa frequência. Em inglês, o termo usado é tagline, advertising slogan ou branding slogan. Podemos exemplificar as mudanças de slogan com as mudanças exibidas nas campanhas da marca Coca-Cola ao longo dos últimos 40 anos:
- 1982 – Coca-Cola é isso aí!
- 1985 – A escolha real da América
- 1986 – Pegue a onda
- 1989 – Emoção pra valer
- 1993 – Sempre Coca-Cola
- 2000 – Curta Coca-Cola
- 2001 – Gostoso é viver
- 2003 – Coca-Cola… Essa é a Real
- 2006 – O lado Coca-Cola da vida
- 2008 – Viva o lado Coca-Cola da vida
- 2009 – Abra a felicidade!
- 2016 – Sinta o Sabor
Outros exemplos famosos de slogan no Brasil:
- Hellmans: “A verdadeira maionese”
- Volkswagen: “Das auto” (em alemão = o carro)
- Brastemp: “Não é assim, uma Brastemp”
- Nescau: “Energia que dá gosto”
- Gol: “Linhas aéreas inteligentes”
- Banco Itaú: “O itaú tem tudo pra você”
- Bombril: “1001 utilidades”
- McDonalds: “Amo muito tudo isso”
- Cheetos: “É impossível comer um só”
- Casas Bahia: “Dedicação total a você”
- Mastercard: “Existem coisas que o dinheiro não compra?”
- Doril: “Tomou Doril, a dor sumiu”
- Varig - apesar de encerrar suas atividades, a companhia aérea tinha uma propaganda tão presente no Brasil, que todo mundo com mais de 50 anos lembra do slogan “Varig, Varig, Varig”
- Chocolate BIS: “Quem come um pede Bis”
- Itaipava “A cerveja sem comparação”
- TIM: “Viver sem fronteiras”
- Omo: “Se sujar faz bem”
- Pão de Açúcar: “Lugar de gente feliz”
- Loreal: “Porque você vale muito”
- C&A: “Abuse e use”
Aviso sobre direitos autorais:
As marcas e slogans exibidos nesse artigo foram criadas por outras empresas e agências de comunicação e foram exibidas nesse artigo apenas para efeito didático e ilustrativo. A publicação e divulgação dessas marcas e slogans deve ser solicitada diretamente aos titulares dos direitos dessas marcas. A Agência EVEF não comercializa nenhum produto ou serviço oferecido por essas marcas citadas no artigo, e não aconselha a usar um nome de marca que já foi registrada no INPI. Não copie, não plageie.