orçamento de logotipo

Solicite um orçamento

Criamos nomes para empresas e desenhos de logomarcas

Fale conosco pelo WhatsApp abaixo:

(11) 9958-12346

Nome fantasia e marca comercial em grego

Índice de Artigos

Muitas empresas escolhem o nome fantasia (ou marca comercial) em grego, e na maioria dos casos com motivos que remontam à Grécia clássica. Como exemplo, podemos citar o deus Helios, que era o condutor celestial do Sol na mitologia grega. Observe na imagem abaixo a grande variedade de desenhos de logotipo de empresas que usam o nome fantasia Helios, desde escolas, clínicas, indústrias, lanchonetes, até fazendas e lojas:

nome fantasia grego helios

O Nome fantasia ou nome de marca é o nome comercial pelo qual uma empresa ou produto é divulgado e comercializado. Por exemplo, o refrigeranta Fanta é um refresco gasoso sabor laranja com o nome fantasia FANTA e esse nome fantasia pertence ao conglomerado industrial da Coca-Cola Company. Outro exemplo é o medicamento Aspirina, e seu nome fantasia pertence à gigante da indústria farmacêutica Bayer

O dicionário americano Merrian-Webster continha na edição de 2016 um total de 470.000 palavras catalogadas em inglês, mas o número de domínios registrados na internet apenas usando o sufixo .com já ultrapassava 151.000.000 - isso mesmo, o número de endereços de internet é 321 vezes maior que o número de palavras catalogadas no dicionário. E nem todas as empresas registraram suas marcas como domínios ainda, portanto estima-se que o número de nomes de marca e nomes fantasia seja muito maior que o divulgado.

Por isso muitas empresas decidiram criar novos nomes de marcas e nomes de produtos usando palavras que não estão em inglês ou português (no caso das empresas brasileiras). Na falta de nomes disponíveis na língua pátria, muitas empresas recorreram para a criação de um nome fantasia em grego.

As divindades gregas já dão nomes para diversos tipos de produtos, desde livrarias online, empresas de aviação, bandas de rock e medicamentos.

Vejamos abaixo alguns exemplos desses nomes de marca em grego:

 

 

logotipo em grego atlas eua

 

 

 


Amphion

Amphion é o nome do filho de Zeus com a ninfa Antíope, a rainha de Tebas.

amphion logo audio nome grego

 

 


Antheia

É o nome de uma deusa da ilha de Creta, a deusa das vegetações, planícies, pântanos, jardins e flores.

  • Encontramos o nome grego dessa marca na Antheia Flowers;
  • Na área de turismo e hotelaria, temos o nome fantasia Antheia Hotel.
  • A Antheia Engenharia é uma empresa européia que recentemente atualizou o desenho do seu logotipo:

logomarca empresa engenharia consultoria ambiental nome grego

 

 


 

Precisa criar um nome fantasia?

Fale com nossa equipe por WhatsApp, solicite atendimento e orçamento do serviço de criação de nome fantasia e nomes de marcas pelo número do WhatsApp exibido no topo desse artigo.

 

 


Argos

Era um gigante da mitologia grega que tudo via com cem olhos. Muitas empresas usam esse deus como nome fantasia:

logomarca empresa cimento eua nome fantasia grego argos

  • Nos Estados Unidos, temos o grupo empresarial Argos, produtor e distribuidor de cimento e concreto, conforme o logotipo exibido acima em sua frota de caminhões;
  • Argos é um nome fantasia usado pelo sistema de satélites de coleta de dados Argos. Ele supervisiona pelo espaço a situação dos dados ambientais em tempo real. Seus inúmeros satélites e plataformas de coleta de dados ecoam os cem olhos de Argos.
  • A marca Argos é uma varejista que opera no Reino Unido e na Irlanda e foi fundada em novembro de 1972. A empresa comercializa em lojas físicas e plataformas on-line, com mais de 883 lojas de varejo, 29 milhões de clientes por ano e quase um bilhão de visitantes on-line anuais, tornando-a uma das varejistas líderes de mercado no Reino Unido.
  • A Argos Comunicación é uma empresa de produção de televisão e cinema com sede na Cidade do México.
  • A Argos Oil foi fundada em 1983 e foi incorporada ao North Sea Group em 25 de outubro de 2011 e, em março de 2012, o nome fantasia da empresa incorporada foi finalmente anunciado como Argos North Sea Group. Desde 2012, a empresa é a principal patrocinadora da Argos-Shimano, uma equipe profissional de ciclismo sediada na Holanda, nessa imagem abaixo vemos o líder da equipe vencendo uma prova de ciclismo com o logotipo Argos em destaque no seu uniforme:

 

logomarca nome fantasia grego argos

 


Echo

Echo era o nome de uma ninfa da mitologia grega que se apaixonou por Narciso, mas ele a ignorou até que ela se afastou e apenas um eco (Echo) de sua voz permaneceu.

O nome fantasia Echo foi adquirido pela gigante do varejo online AMAZON. Echo é um terminal computadorizado com alto-falante sem fio (Wi-Fi) com comando de voz, o aparelho tem alto-falante e um conjunto de microfones. O dispositivo também responde pelo nome de "Alexa", mas esse "nome" pode ser alterado pelo utilizador (uma escolha popular é "Amazon").

 logotipo grego amazon echo

O dispositivo é capaz de interação de voz, reprodução de música, fazer listas de tarefas, definir alarmes, podcasts de transmissão, ler audiobooks, fornecer informação sobre o tempo, tráfego e outras informações em tempo real. O Echo também pode controlar vários dispositivos inteligentes.


Elysium

A morada dos abençoados, onde moram os escolhidos pelos deuses gregos. Um exemplo do uso dessa marca é na hotelaria, como o Hotel The Elysium em Istambul, Turquia:

hotel nome grego elisium

O nome de marca Elísios (forma adotada pelo idioma português) é muito usado em nomes de edifícios, bairros e condomínios no Brasil.

  • Campos Elísios
  • Residencial Elísios
  • Condomínio Elysium
  • Edifício Elisium (existem algumas variações com i e outras com y)
  • Centro comercial Business Elisios
  • Fazenda Campos Elísios
  • Sítio Novo Elísio

 


Europa

Muitas empresas utilizam o nome fantasia Europa, e na maioria dos casos os consumidores acham que o nome fantasia Europa tem origem no continente Europeu. Em alguns casos pode até ser, porém esse nome é ainda mais antigo. Existe um conto grego (mitologia clássica) que uma bela donzela de nome Europa foi seduzida por Zeus quando ele assumiu a forma de um touro branco.

  • No Brasil, a marca de purificadores e filtros de água Europa é bem divulgada;

 

logomarca nome grego europa oculos moda

 

  • Europa Eyewear é o nome fantasia de uma empresa que produz óculos. Possui várias marcas de óculos em seu portifólio de produtos, incluindo as marcas Scott Harris, Cinzia, Michael Ryen, State, Alan J, Côte D'azur, Invu, Adin Thomas e Elements.
  • Europa é o nome fantasia da Europa Worldwide, uma empresa de logística e entregas internacionais fundada em Londres em 1970;
  • Europa é o nome fantasia de uma empresa de suplementos alimentares e bebidas energéticas com sede na Carolina do Norte, um estado dos EUA;
  • Europa Corp é uma marca de empresa ligada ao entretenimento e produção de cinema na França;
  • Europa é o nome da marca de motores a gasolina produzidos nos EUA pela empresa Briggs & Stratton;
  • Europa Oil (companhia de petróleo) é a marca de uma empresa que operava na Nova Zelândia até sua compra pela British Petroleum em 1989.

 


Héracles ou Hércules

Héracles (em grego antigo: Ἡρακλῆς, transl.: Heraklēs, um nome composto formado por em grego antigo: Ἥρα, "Hera", e em grego antigo: κλέος "glória"). Na mitologia grega Héracles era um semideus, filho de Zeus e Alcmena, meio-irmão de Perseu. Reunindo grande força e sagacidade, Héracles foi na mitologia greco-romana o mais célebre de todos os heróis, um símbolo do homem em luta contra as forças da natureza, exemplo de masculinidade, ancestral de diversos clãs reais (os heráclidas) e paladino da ordem olímpica contra os monstros ctônicos.

Na mitologia romana e na maior parte do Ocidente moderno o herói se tornou célebre pelo seu nome latino, Hércules.

Por esse motivo, o nome fantasia Hércules pode também ser encontrado na forma Héracles, e nas versões sem acentuação (no caso de empresas com nome em inglês).

logomarca heracles nome fantasia grego

  • Heracles Research Corporation: é o nome fantasia de uma empresa do Texas (EUA) que pesquisa e deselvolve tecnologia para segurança patrimonial e serviços de consultoria;
  • Heracles Holdings é o nome da marca de uma rede de hospitais com sede no estado do Tennesse (EUA);
  • Hercules Capital, uma empresa de investimentos fundada em 2003 em Nova Iorque (EUA) com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de start-ups;
  • Heracles General Cement é a marca de uma empresa com sede na Grécia e plantas industriais na Suíça que fornece produtos de cimento, concreto e agregados;
  • The Heracles Group foi fundado em março de 2019 e tem como nobre função agrupar engenheiros e profissionais da construção civil para a reconstrução da Síria, um país que foi castigado por uma terrível guerra civil.
  • Heracles Properties é o nome fantasia de uma rede de imobiliárias na Inglaterra

Hermes

Hermes foi na mitologia grega um dos deuses olímpicos, filho de Zeus e de Maia, e possuidor de vários atributos. Divindade muito antiga, já era cultuado na Grécia antiga como um deus da fertilidade, dos rebanhos, da magia, das estradas e viagens, entre outros atributos.

Ao longo dos séculos o mito de Hermes foi ampliado, tornando-se o mensageiro dos deuses e patrono da ginástica, dos diplomatas, dos comerciantes, da astronomia, além de ser o guia das almas dos mortos para o reino de Hades.

A Hermes Europe é a marca de uma empresa de logística e entregas alemã com sede em Hamburgo, de propriedade da empresa Otto.

marca em grego hermes anuncio

Hermès é o nome fantasia da empresa francesa fundada em 1837 por Thierry Hermès. Atualmente a marca Hermès é a 2ª marca mais valiosa da França, atrás apenas da Louis Vuitton. Ao longo das décadas passou a produzir diversos produtos de luxo.

 


Nike

nike deusa grega da vitoriaA deusa da vitória, um homônimo apropriado para uma marca esportiva. Nas ilustrações gregas da deusa Nike, ela costuma segurar um galho de palmeira, símbolo da vitória. Nike era um dos quatro filhos de Midas, o rei grego com o toque de ouro, que transformava tudo o que tocava em ouro. A Nike se tornou um nome tão conhecido em equipamentos esportivos que algumas pessoas ficam surpresas ao saber que a palavra Nike vem da mitologia grega.


Olímpic:

Com referências a Olympia e aos Jogos Olímpicos.


Pandora

A deusa grega mais conhecida por abrir uma caixa (pithos) cheia de espíritos malignos e libertá-los para causar miséria à humanidade. Paradoxalmente, a caixa também continha a Esperança (Elpis).


Platão

Platão (em grego antigo: Πλάτων, transl. Plátōn) foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Ele é amplamente considerado a figura central na história do grego antigo e da filosofia ocidental, juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles. Em inglês, o nome Platão é usado como Plato ou em alguns casos Platon. Existem muitas empresas que escolheram e registraram o nome fantasia baseado em Platão, entre elas:

  • A Plato Technologies é uma marca de uma empresa da Flórida (EUA) provedora de soluções tecnológicas e softwares para o mercado das empresas de seguros, saúde, finanças e consultoria em gestão corporativa.
  • A marca Plato é um aplicativo (software) para sistema Android que tem mais de 30 jogos multiplayer incluindo: Futebol, Lobisomem, Sinuca, Minigolfe, Banca, Batalha naval, Poker, Caça-minas, Pesca, Zombie!, Ludo, Xadrez, Dominó entre outros títulos;
  • Plato's Closet é uma rede de lojas de moda jovem que atende ao público no estilo outlet, dessa forma sendo muito popular para os consumidores que procuram roupas e acessórios das marcas Abercrombie & Fitch, Adidas, Aeropostale, American Eagle, Billabong, Converse, Hollister, Lululemon, Obey, Uggs, Vans entre outras marcas famosas.

 

Precisa criar um nome fantasia ou uma nova marca comercial?

Fale com nossa equipe por WhatsApp, solicite atendimento e orçamento do serviço de criação de nome fantasia e nomes de marcas pelo número do WhatsApp exibido no topo desse artigo.

 


 

Hydra

Hidra na mitologia grega era um monstro que habitava um pântano junto ao lago de Lerna, à costa leste da região do Peloponeso. A Hidra tinha corpo de dragão e várias cabeças de serpente. Segundo a lenda, as cabeças da Hidra podiam se regenerar, quando se cortava uma cabeça, cresciam duas em seu lugar. A Hidra foi derrotada por Héracles (Hércules), em seu segundo trabalho. O monstro Hidra foi criado por Hera para matar Héracles. Quando percebeu que Héracles iria matar a serpente, Hera enviou-lhe a ajuda de um enorme caranguejo, mas Héracles pisou-o e o animal converteu-se na constelação do caranguejo (ou Câncer).

  • Hydra Electric é o nome de marca da empresa norte-americana com mais de 70 anos de operações, que fabrica equipamentos e sensores de última geração para aeronaves e motores aeronáuticos.
  • Hydra é a marca de uma empresa de logística canadense, segurança e gerenciamento com presença em mais de 15 países em todo o mundo, operando desde a década de 1970 principalmente em portos e ferrovias.
  • Hydra também é o nome de marca de uma empresa no Reino Unido que desenvolve e distribui software comercial para gerenciamento de empresas.

 

Precisa criar um nome fantasia ou nome de marca?

Fale com nossa equipe por WhatsApp, solicite atendimento e orçamento do serviço de criação de nome fantasia e nomes de marcas pelo número do WhatsApp exibido no topo desse artigo.

 


Ilíada

A Ilíada é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, de autoria atribuída ao poeta Homero, que narra os acontecimentos decorridos no período de 51 dias durante o décimo e último ano da Guerra de Troia, conflito empreendido para a conquista de Ílio ou Troia, cuja gênese está na ira do guerreiro Aquiles (um semi-deus mitológico).


Minos

O rei de Creta deu seu nome a várias empresas, como Minos Consulting, Minos Medical Home, Minos EMI e assim por diante.


Selene

A deusa mitológica da lua.


Titãs

Raça de deuses que precede os olímpicos.


Parthenon

O nome do templo de Athena, construído na Acrópole de Atenas.


Pegasus

Cavalo alado que nasceu da cabeça de Medusa quando ela foi morta.


Phoenix

Um pássaro mítico e único que queima em uma pira funerária após uma vida de centenas de anos, porém depois de sua morte ele renasce das cinzas.


Poseidon

O deus do mar e irmão de Zeus, é um nome fantasia comum em empresas ligadas ao comércio marítimo, transportes e tecnologias.


Prometheus

Em português Prometeu. Ele era o Titã que roubou o fogo do Olimpo e a quem Zeus condenou a ser acorrentado a uma rocha e diariamente uma águia bicava o seu fígado, como uma forma de punição por ter entregado aos humanos a chama da "astúcia e a sabedoria".


Odissey

Em português, Odisséia é a viagem marítima de 10 anos enfrentada pelo herói da Guerra de Tróia, Odisseu, enquanto ele tentava voltar para casa em Íthaca.


Olympus

Em português Olimpo) - o Monte Olimpo era o lar dos deuses do Olimpo. A montanha existe e é a montanha mais alta da Grécia (2.918 m).


Orion

Um caçador gigante morto por Artemis na mitologia grega


 

Precisa criar um nome fantasia?

Fale com nossa equipe por WhatsApp, solicite atendimento e orçamento do serviço de criação de nome de marca pelo número do WhatsApp exibido no topo desse artigo.

 


Spartan

Em português é Espartano (s). O nome desses guerreiros gregos, dedicados à disciplina e às artes marciais é encontrado em diferentes nomes de empresas.


Trojan

Habitantes da poderosa cidade de Tróia (troianos) que foi destruída pelos gregos (Aquiles estava entre os mercenários que participaram dessa guerra) durante a Guerra de Tróia, após um cerco de dez anos. Hoje, o nome fantasia Tróia é usado em sua grafia inglesa na marca fantasia de diversas empresas.


Aquiles (Achilles em inglês)

Aquiles (em grego: Ἀχιλλεύς, transl.: Achilléus), na mitologia grega, foi um herói da Grécia, um dos participantes da Guerra de Troia e o protagonista e maior guerreiro da Ilíada, de Homero. A figura de Aquiles foi sendo moldada por diversos autores num espaço de mil anos, o que explica suas diversas contradições. A mais conhecida é a que fala que Aquiles era invulnerável em todo o seu corpo por se banhar no sagrado rio Estige, exceto em seu calcanhar (conforme um poema de Estácio, no século I). Segundo estas versões de seu mito, sua morte teria sido causada por uma flecha envenenada que o teria atingido exatamente nesta parte de seu corpo, desprotegida da armadura. A expressão "calcanhar de Aquiles", que indica a principal fraqueza de alguém, teria aí a sua origem.


Tétis (Thetis em inglês)

Tétis (em grego: Θέτις, transl.: Thétis), na mitologia grega é uma ninfa do mar, uma das cinquenta filhas do antigo deus marinho Nereus e Doris, e neta de Tétis, a titân. Ela teve vários filhos, entre eles, Aquiles.


Peleu (Peleus em inglês)

Peleu, na mitologia grega, foi um rei da cidade estado de Ftia. Era era amigo do centauro Quíron, ele se casou com Tétis e foi o pai de Aquiles, (o mais poderoso dos guerreiros gregos que lutaram em Troia). Principais lendas associadas ao seu nome: A Caçada ao Javali de Cálidon, o Assédio de Astidameia, a Viagem com os Argonautas, entre outras.


Aulis

Aulis era uma cidade portuária grega, localizada na antiga Boeotia, na Grécia central, no Estreito de Euripus, em frente à ilha de Eubéia.


Nestor

Nestor era filho de Neleu, o rei de Pilos na Grécia Antiga. Nestor foi um Argonauta, ajudou a lutar contra os centauros e participou na caça ao Javali da Caledônia. Embora Nestor fosse bastante velho quando a guerra começou, ele era famoso pela sua coragem e eloquência.


Escamandro

Escamandro era o nome de um rio que passava perto da cidade de Troia, chamado pelos deuses de Xanto. Ele era filho de Oceano e Tétis. O rio, atualmente na Turquia, é chamado pelo seu nome moderno árabe de Kara Menderes. Por se tratar de um nome antigo associado a água, é possível encontrar o nome de marca Escamanhdro em diferentes idiomas sendo usados por empresas de purificação e distribuição de água. Em inglês Scamander, em alemão Skamandrus, em francês Scamandre.


Hera

Hera é a deusa das bodas, da maternidade e das esposas na mitologia grega. Irmã e esposa de Zeus, Hera é a rainha dos deuses, e patrona da fidelidade conjugal. Retratada como majestosa e solene, muitas vezes coroada com os polos (uma coroa alta cilíndrica usada por várias deusas), Hera é geralmente representada ostentando na mão uma romã, símbolo da fertilidade, sangue e morte, e substituto das cápsulas da papoula de ópio. A vaca e, posteriormente, o pavão eram seus animais simbólicos principais. Íris era a sua fiel atendente, também mensageira e aia.


Ajax

Ajax era um dos mais fortes e habilidosos guerreiros gregos depois de Aquiles. Meio-irmão de Teucro, era praticamente imbatível e graças a ele os gregos conquistaram várias vitórias contra os troianos. Ao lado de Ajax, lutava outro Ajax, o lócrio. Na mitologia grega, quando ambos lutavam juntos somente os deuses podiam resistir à sua investida. Homero descreveu Ajax como uma muralha, muito mais alto do que os outros homens, com um escudo na forma de torre e uma lança comprida.

Utilizava pedras colossais para combater seus oponentes. Quando Aquiles se retirou da luta, Ajax enfrentou Heitor em um único combate. Os dois heróis lutaram o dia inteiro e só Heitor sofreu pequenos ferimentos. Após a morte de Aquiles, Ajax disputou com Odisseu a armadura do herói morto. Odisseu provou ser melhor orador e ganhou o prêmio.

Num acesso de loucura, ele degolou os animais dos rebanhos dos gregos, certo de que matava os adversários. Ao reconhecer o erro, suicidou-se. A loucura de Ajax inspirou Sófocles a escrever a tragédia Ajax Furioso (450 a.C.), e essa tragédia inspirou a história da transformação do personagem Anakin Skywalker no vilão Darth Vader (Star Wars).


 

Precisa criar um nome fantasia ou uma nova marca comercial?

Fale com nossa equipe por WhatsApp, solicite atendimento e orçamento do serviço de criação de nome fantasia e nomes de marcas pelo número do WhatsApp exibido no topo desse artigo.

 


 

 

Nomes de empresas na Grécia atual

  • Akrolithos (nome de empresa de mineração e extração de pedras para construção civil, granitos e mármores)
  • Allatini (marca de biscoitos, indústria alimentícia)
  • Astra Airlines (empresa de transporte aéreo)
  • Attica Bank (nome de um banco na Grécia)
  • Barbastathis (marca de alimentos congelados)
  • Chalkis Shipyards (nome de construtora na Grécia)
  • Danaos (nome de marca de empresa de desenvolvimento de software e tecnologia)
  • Dodekanisos Seaways (transportes de carga e passageiros via marítima)
  • Ellaktor (construçãso pesada e energia)
  • Epsilon TV (nome de um canal de TV)
  • Grecotel (nome fantasia de um hotel na Grécia)
  • Halyvourgiki (nome de rede de lojas de material de construção em Atenas)
  • Hellas (nome de empresa de telecom)
  • Hellenic Petroleum (energia e petróleo)
  • Hellenic Sugar (nome fantasia de empresa de distribuição de alimentos e açúcar na Grécia)
  • Heracles (nome fantasia de empresa de cimento e construção civil)
  • Heron (nome fantasia de empresa de distribuição de energia elétrica)
  • Korres (nome de marca de empresa de cosméticos)
  • Kostoulas (nome de empresa na cidade de Atenas que gerencia o recolhimento de lixo e reciclagem)
  • Kotsovolos (empresa de eletrônicos)
  • Kyknos Consumer (nome grego de empresa de alimentação)
  • Masoutis (nome fantasia de rede de supermercados na Grécia)
  • Minos (marca de vinhos)
  • Minos (gravadora de músicas)
  • Mytilineos Holdings (nome usado por um conglomerado empresarial)
  • Olympus Airways (nome fantasia de linha aérea)
  • Otenet Telecommunications (telecom e acesso à internet)
  • Ouzo Plomari (nome de marca de vinhos e bebidas)
  • Papadopoulos (marca de biscoitos e alimentos)
  • Papastratos (distribuidora oficial de cigarros da marca Philip Morris na Grécia)
  • Piraeus Bank (banco e financeira)
  • Pouliadis Associates (desenvolvedora de software)
  • Prapopoulos Bros (equipamentos para agricultura e tratores)
  • Psichogios Publications (editora de livros e revistas)
  • Pyramis (nome fantasia de eletrodomésticos)
  • Rokas Constructions S.A. (construção pesada)
  • Sfakianakis (marca de autopeças)
  • Temax (nome de marca de engenharia e construções)
  • Terkenlis (nome fantasia de empresa da alimentação)
  • Thessaloniki Waterbus (alimentação)
  • Theon Sensors (equipamentos de defesa bélica)
  • Titan Cement (cimento, concreto e materiais de construção)
  • Tsantali (bebidas)
  • Vivartia (marca de eletrodomésticos)
  • WIND Hellas (Telecom e telefonia fixa)
  • Zante Ferries (Transportes marítimos)

 

Glossário com alguns termos gregos:

 

Academia

Campo de treino situado nas redondezas de Atenas onde se realizavam exercícios com o corpo nu; era um lugar agradável, com relva, árvores e edificações decorativas e sagradas. Sócrates e, sobretudo, Platão, lhe deram fama, pois sua escola filosófica tinha seu centro ali. O lugar, que foi identificado, é na atualidade uma área construída.

Ágora

Área central de uma metrópole ou de uma cidade pequena, habitualmente quadrada ou retangular, com colunas e prédios públicos e sagrados. No tempo dos romanos, um de seus lados era a grande "basílica" oficial, e no restante havia colunas. Daí procedem os claustros monásticos, as plantas quadradas das universidades e as praças das cidades provinciais.

Akroterion

Ornamento de mármore ou terracota colocado sobre o pináculo o vértice do teto de um prédio.

Ânfora

Vasilha com duas asas usada para transportar azeite, vinho etc. Geralmente era alongada e terminada estreitamente, o que a tornava de fácil manejo e apta para ser amarrada ao lombo de uma cavalgadura. O mesmo nome recebem as vasilhas menores e delicadas, de forma similar.

Cálice-cratera

Recipiente para misturar com forma de xícara funda.

Cariátide

Coluna que sustenta um pórtico ou peristilo e com forma de mulher de pé que suporta o peso sobre a cabeza.

Cávea

Semicírculo de bancos de pedra que formam filas e em que se sentava o público nos antigos teatros ao ar livre.

Cela

Peça interna de um templo donde se encontrava a estátua principal.

Centauro

Criatura com cabeça, torso e braços humanos e corpo e pernas (quatro) de cavalo.

Cidade-Estado

Estado soberano com um governo unificado, com base em uma cidade ou metrópole e que dominava os territórios que a rodeavam, fossem grandes ou pequenos. Tais cidades ou Estados podiam ser de criação artificial (Megalópolis, na Arcádia, ou Messene, na Messênia), e seu território podia ser enorme (Ática ou Lacônia) ou pequeno (Platéia, na Grécia, ou Mégara Hibléia, na Sicília).

Cínicos

Filósofos que zombavam dos valores mundanos e cultivavam a pobreza e a indumentária tosca. Os cristãos adotaram seus argumentos contra os deuses e algumas de suas atitudes morais e sociais.

Coiné

Fala grega simplificada, sem ambições literárias nem dialeto especial; falado e escrito em todo o mundo antigo em que o grego era idioma universal.

Coluna coríntia

Com capitel lavrado ao modo de conjunto de folhas de pedra (helenístico). A coluna é acanalada.

Coluna dórica

Seu capitel é o mais simples, e sua coluna também é simples.

Coluna jônica

Coluna de origem Breco-oriental, com um capitel parecido com chifres de carneiro simplificados.

Cratera

Recipiente para misturar água e vinho; às vezes tinha um coador.

Demo

Comunidade, povoado ou cidade pequena da Ática. Demos significa Povo, com P maiúscula. As comunidades locais conservaram sua importância política e social até meados do século v.

Dióscuros

Os irmãos gêmeos Castor (atleta) e Pólux (boxeador). Sua linhagem era meio humana e meio divina. Eram particularmente venerados em Esparta e em suas colônias africanas. Seu nome significa jovens filhos de Zeus.

Epicuristas

Seguidores de Epicuro, que cultivavam uma filosofia dos prazeres, do retiro do mundo, da amizade e da vida privada. Limitando o temor, a esperança e o desejo onde o o homem encontra a paz.

Estóicos

Filósofos da contenção e do extremo paradoxo de um ateísmo virtuoso. Seus raciocínios morais e lógicos são interessantes e inspirados, mas Horácio afirma que eram pessoas irritantes.

Festival pan-ateniense

Festival estatal de Atenas que se realizava pública e magnificamente em Atenas com uma procissão, jogos e prêmios e um grande sacrifício em que se distribuía a carne.

Figura negra

Cerâmica com figuras negras sobre fundo de cor tostada.

Figura vermelha

Cerâmica com figuras avermelhadas sobre fundo negro.

Friso

Relevo alongado com esculturas que decora a parte superior, de pedra, de um templo.

Geométrico

Estilo decorativo com motivos geométricos repetidos que floresceu na Grécia no século VIII e mesmo antes. Cavalos, pássaros e homens, cenas fúnebres, procissões, batalhas e naufrágios foram sendo introduzidos pouco a pouco com o passar dos séculos neste estilo, mas a arte puramente geométrica em seu melhor momento é quase mais impressionante. É um estilo próprio da cerâmica decorada, mas também foi usado em pinturas murais e em bordados.

Górgone

Figura feminina de aspecto grotesco e com cabelo de serpente; tão horrível, que a mera visão dela era capaz de transformar um homem em pedra.

Helesponto

Estreito canal marítimo que separa a Europa da Ásia Menor no extremo nordeste do Mediterrâneo. Tanto Tróia como Bizâncio deviam sua importância à sua localização na entrada do Mar Negro.

Herma

Alto bloco de pedra com cabeça de um deus e falo ereto.

Império aquemênida

O império persa clássico.

Império selêucida

O império asiático da família de Seleuco, um dos generais de Alexandre, o Grande, e seu sucessor mais importante no Oriente.

Indo-europeu

Nome usado durante o século )(IN para denominar uma língua comum original da qual provinham as línguas indianas e européias; por extensão, também os povos que a falavam e sua propagação. Alguns racistas entusiastas acreditaram que os alemães e os patanis do Afeganistão eram seus descendentes diretos. Na atualidade, ainda nos vemos obrigados a falar de uma família de línguas indo-européias, mas o fundamento histórico de seu nascimento e separação continua obscuro.

Istmo

A faixa de terra que une a Grécia Meridional ao restante da Europa; na atualidade, é cortado pelo canal de Corinto.

Korai

Equivalente feminino de kouroi.

Kouroi

Jovem; nu masculino de um jovem, forma arcaica formalizada e que se desenvolveu na Grécia entre o século VIII a.C. e o século v. Pode representar um deus, um atleta ou um morto, ou ser simplesmente uma oferenda a um deus.

Lapita

Membro de uma tribo mítica; sobre-humanos só por serem legendários. Enfrentaram em um combate famoso os centauros, que se embebedaram e se comportaram lascivamente em um casamento lapita.

Lekythos

Pequeno frasco de óleo ateniense, usado pelos atletas.

Levante

Extremo oriental do Mediterrâneo, onde nasce o sol; a costa de Bizâncio (Istambul) a Jafa.

Linear A

A escrita grega mais inicial das duas que apareceram na Idade do Bronze; ainda não foi decifrada, mas de certo modo é parecida com a linear B.

Linear B

Escrita micênica da Idade do Bronze. Foi decifrada e pode ser lida como forma inicial do grego. A escrita não é alfabética, mas silábica, isto é, cada sinal não indica um som único, mas uma silaba.

Métopa

Laje única esculpida em relevo. As métopas eram postas em série e separadas uma da outra por lajes mais simples com desenhos de linhas verticais; davam a volta no templo justamente por debaixo do teto.

Mistérios de Elêusis

Iniciação simbólica ou sacramental que permitia que os atenienses — e todos os gregos que os seguiram — entraram em uma relação especial com os deuses; proporcionava uma felicidade misteriosa na outra vida. O fato físico do centro do mistério era o crescimento do trigo. Elêusis era um santuário da mãe terra como deusa dos cereais. Tinha uma caverna que conduzia ao Hades.

Odeão

Sala de concertos parecida com um teatro coberto. Sempre tinha teto.

Ônfalo

O umbigo da terra, centro do mundo, assinalado por uma pedra decorada com uma rede de fitas de lã. Ficava em Delfos.

Orientalizante

Estilo da arte grega no período arcaico inicial que adotou inumeráveis motivos animais e decorativos do Oriente.

Orquestra

A área onde o coro dançava, entre o palco e o público, nos teatros antigos.

Ostracismo

Sistema ateniense para solucionar conflitos políticos com o voto do povo, que determinava se se condenaria alguém ou não ao exílio; em caso afirmativo, um segundo voto decidia quem devia ser exilado.

Palestra

Pátio rodeado de colunas onde se praticavam exercícios de luta.

Paraskenia

Alas laterais do ornato de pedra do palco dos teatros.

Parodos

Entrada de atores que no teatro antigo usava o coro.

Peristilo

Conjunto de pilares que rodeavam um templo e formavam fileiras de colunas ao longo de seus lados.

Rota da seda

Rota terrestre do Ocidente à China que seguia aproximadamente o que hoje é a fronteira sul da Rússia.

Sátiro

Figura meio humana, meio divina, com poderes divinos, e que provinha das terras virgens dos confins do mundo. Os sátiros tinham nariz chato, orelhas furadas, fortes instintos, cauda, duas pernas e uma ereção quase permanente.

Sátrapa

Governante local de uma província do Império persa clássico.

Sofistas

Mestres de oratória persuasiva e de filosofia paradoxal que surpreendia e animava os atenienses dos últimos quarenta anos do século v e do século 1v a.C.

Stoa

Conjunto de colunas com finalidade civil ou comercial que habitualmente tinha peças posteriores, algumas vezes de dois andares.

Temenos

Perto de um santuário, terreno sagrado que pertencia ao deus e era regido por regras especiais.

Tumba de cúpula

Parecida com um domo ou bolha de pedra, com um corredor e uma grande porta, onde eram enterrados os nobres e os ricos na Idade do Bronze. Às vezes eram enormes, perfeitamente proporcionais e com estranhos ecos.

Tumba-poço

Sepultura em um fosso estreito e profundo que era usada no começo da Idade do Bronze. Em Micenas, havia um círculo dessas tumbas, que provavelmente eram assinaladas por balizas de pedra.

 

 

 


Artigo atualizado por Everton Ferretti na Agência EVEF em 01/08/2022