orçamento de logotipo

Nós criamos nome fantasia e desenhos de logomarca

Solicite e receba um orçamento detalhado pelo WhatsApp (11) 9958-12346

Nome fantasia para arquitetura

criar nome fantasia marca arquitetura arquiteto

Nós criamos o nome fantasia para sua empresa de arquitetura

Criamos esse artigo para tirar as dúvidas de arquitetos que estão procurando criar um novo nome fantasia para sua empresa ou escritório de arquitetura. Primeiramente vamos ver o que a legislação permite e proíbe:

Legislação impede o uso do termo Arquiteto por empresas que não tenham um arquiteto como o sócio principal ou a maioria de arquitetos como sócios da empresa. Confira abaixo:

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL - CAU/BR Nº 28 DE 06.07.2012

CAPÍTULO I - DO REGISTRO DE PESSOA JURÍDICA - Art. 1º:
§ 2º É vedado o uso das expressões "arquitetura" ou "urbanismo", ou designação similar, na razão social ou no nome fantasia de pessoa jurídica se a direção desta não for constituída paritária ou majoritariamente por arquiteto e urbanista.


Além da orientação jurídica sobre a utilização do nome fantasia para arquitetos, temos outra questão importante:

Como criar um nome fantasia para arquitetura, de onde tirar a inspiração na hora da escolha do nome da marca?

Para ajudar a responder essa pergunta, a Agência EVEF fez uma pesquisa de mercado e descobriu a origem do nome fantasia de grandes empresas de arquitetura e construção nos Estados Unidos, Japão e Europa. Vamos conhecer abaixo os detalhes e motivos que levaram os arquitetos a escolherem os seus respectivos nomes de marca para cada um dos escritórios abaixo.

34 nomes de grandes empresas de arquitetura no exterior:

  1. Gensler Arquitetura
  2. Perkins and Will
  3. HKS Arquitetura
  4. KPF Arquitetos Associados
  5. Perkins Eastman
  6. SANAA
  7. Snøhetta Arquitetos
  8. NBBJ
  9. ZGF Arquitetos
  10. LS3P Arquitetos
  11. Tvsdesign
  12. MBH Architects
  13. JLG
  14. RNL Design & Arquitetura
  15. Mithun
  16. BBGM
  17. Rossetti Arquitetos
  18. 3XN
  19. Archimania
  20. Atelier 5
  21. Benoy
  22. COOKFOX
  23. UNStudio
  24. WOHA
  25. Farrells Arquitetos
  26. Graft
  27. HDR
  28. iArc
  29. IBI Group
  30. Mecanoo
  31. PLP Arquitetura
  32. RMJM
  33. Populous Arquitetura
  34. Cooper Carry

Observe que todos esses nomes exibidos acima já são usados por empresas no Brasil e no exterior. Essa lista é apenas para efeito didático, com o objetivo de despertar a sua criatividade na hora de criar um nome fantasia de uma nova empresa de arquitetura. Não é recomendado utilizar nenhum desses nomes acima como um novo nome fantasia comercial, pois a maioria desses nomes já está registrado no INPI pelos seus respectivos titulares de marca.

Conhecendo os detalhes dos nomes de 34 grandes empresas de arquitetura no exterior:

Gensler Arquitetura

Gensler é uma empresa global de design e arquitetura. Organizado em 16 áreas de prática diversas, cobrindo um amplo espectro de setores da construção civil, Gensler oferece uma variedade de tipos de projetos para clientes em todo o mundo. O nome fantasia da empresa de arquitetura vem dos fundadores Art Gensler e de sua esposa Drue Gensler em São Francisco (EUA) em 1965.

Perkins and Will

A Perkins & Will é uma empresa global de design fundada em 1935. Desde 1986, o grupo é subsidiário da Dar Al-Handasah, com sede no Líbano. O nome fantasia dessa empresa de arquitetura tem origem nos sobrenomes dos dois fundadores Lawrence Perkins e Philip Will, que se conheceram enquanto estudavam arquitetura na Cornell University. A empresa foi fundada em Chicago e já projetou dezenas de edifícios com mais de 100 metros de altura e várias novas instalações de universidades.

HKS Arquitetura

HKS, Inc. é uma empresa americana de arquitetura internacional com sede em Dallas, Texas (EUA). A empresa foi fundada em 1939 por Harwood K. Smith e das letras inicias do seu nome surgiu o nome fantasia HKS. Entre seus projetos encontramos hotéis em Las Vegas, Dubai e arranha-céus em diversas metrópolis do mundo.

KPF Arquitetos Associados

A Empresa Kohn Pedersen Fox Associates tedm esse nome fantasia devido às letras iniciais do nome do sócio principal e fundador da empresa (KPF). Ela é uma empresa norte americana de arquitetura que fornece serviços de arquitetura, interiores, programação e planejamento para clientes nos setores público e privado. A KPF é uma das maiores empresas de arquitetura da cidade de Nova York, onde está sediada.

A KPF esteve envolvida no projeto de muitos dos edifícios mais altos do mundo. Estes são o Centro Financeiro Ping-An em Shenzhen, China, a 600 m; a Lotte World Tower em Seul , Coreia do Sul, a 555 m; o Centro Financeiro CTF em Guangzhou, China, a 530; a Torre CITIC em Pequim, China a 528 m; e Shanghai World Financial Center em Shanghai , China a 492 m.

Perkins Eastman

Perkins Eastman é uma organização internacional arquitetura , design de interiores , design urbano, planejamento e empresa de gestão de projetos. Com sede na cidade de Nova York, a empresa é liderada pelos fundadores Bradford Perkins e Mary-Jean Eastman, e dos seus dois sobrenomes vieram o nome fantasia da empresa em 1984.

SANAA

O nome da marca do escritório japonês de arquitetura SANAA vem das iniciais "Sejima And Nishizawa And Associates", poderíamos traduzir como "Sejima e Nishizawa e sócios". A empresa foi fundada em 1995 em Tóquio, Japão. Seus projetos arquitetônicos estão espalhados na América do Norte, Japão, Ásia e Europa.

Snøhetta Arquitetos

O nome fantasia dessa empresa de arquitetura da Noruega é uma homenagem à montanha Snøhetta, que tem 2286 metros de altura. No idioma norueguês, a palavra Snøhetta pode ser traduzida como "chapéu para neve". Essa empresa de arquitetura com sede em Oslo (Noruega) possui filiais na cidade de Nova York (EUA), São Francisco (EUA) e Innsbruck (Áustria).

NBBJ

NBBJ é uma empresa americana de arquitetura global, planejamento e design com escritórios em Pequim, Boston, Columbus, Hong Kong, Londres, Los Angeles, Nova York, Portland, Pune, São Francisco, Seattle e Xangai. A empresa foi fundada em 1943 pelos arquitetos Floyd Naramore, William J. Bain, Clifton Brady e Perry Johanson em Seattle, e foi inicialmente chamada de Naramore, Bain, Brady & Johanson. A empresa de arquitetura foi se expandindo e em 1976 adotou o novo nome fantasia baseado nas 4 iniciais dos sobrenomes dos fundadores "NBBJ".

ZGF Arquitetos

A empresa ZGF Architects anteriormente se chamava Zimmer Gunsul Frasca Partnership (Associados), porém atualizou o seu nome fantasia para as iniciais do fundador da empresa ZGF. Ela é uma empresa de arquitetura norte americana com escritórios em Portland, Seattle, Los Angeles, Califórnia, Washington, Nova York e Vancouver (Canadá). Fundada em 1942, a empresa foi listada em 2011 como a 4ª empresa de arquitetura nos Estados Unidos pela Building Design + Construction.

LS3P Arquitetos

O fundador da empresa Frank Lucas iniciou suas atividades em Charleston (EUA) em 1963. No ano seguinte Sidney Stubbs se uniu a ele para formar a empresa de arquitetura Lucas and Stubbs Architects. Enquanto os anos passavam, novos importantes projetos eram realizados e em 1982 três novos sócios se juntaram à empresa: Vito Pascullis, Richard Powell, e Thom Penney. Dessa forma o nome da marca da empresa ficou: "Lucas Stubbs Pascullis Powell and Penney", e em 1991 eles decidiram usar apenas as iniciais de seus sobrenomes na marca. Como 3 sócios tinham a letra P inicial no sobrenome, eles optaram pela marca LS3P em vez de LSPPP.

Tvsdesign

A empresa de arquitetura tvsdesign (o nome da marca é todo em minúsculo de propósito) foi fundada em Atlanta em 1968. Seu nome fantasia tem origem nas letras iniciais dos sobrenomes dos seus 3 fundadores: Bill Thompson, Tom Ventulett e Ray Stainback.

MBH Architects

A empresa de arquitetura MBH Architects foi fundada em 1989 pelos dois sócios John McNulty e Dennis Heath. O nome fantasia que eles queriam registrar era MH Arquitetura, que exibia as iniciais dos dois sobrenomes deles, porém já existia outra empresa com esse registro. Como eles viviam na área da baía de São Francisco (EUA), resolveram essa questão adicionando o B de Baía no nome da marca e assim ficou definido MBH Arquitetura.

JLG

A JLG Architects é uma empresa de arquitetura que possui escritórios em dezenas de cidades nos EUA. A JLG Architects foi fundada em 1989 por Gary Johnson e Lonnie Laffen. Em 2000, James Galloway juntou-se à empresa, renomeando-a para Johnson Laffen Galloway Architects. O escritório da empresa em Minneapolis foi inaugurado em 2002, nessa ocasião aproveitaram para exibir a nova marca da empresa, que agora exibe apenas as letras iniciais dos três sócios principais: JLG.

RNL Design & Arquitetura

RNL Design é uma empresa de design multidisciplinar com sede em Denver que oferece serviços em arquitetura, design de interiores, planejamento e design urbano, arquitetura paisagística, design de iluminação e planejamento de instalações. A empresa foi fundada em 1956 pelo sócio mais antigo, John B. Rogers. Ele juntou forças com Jerome Nagel em 1961 para formar a Rogers Nagel Architects. Em 1966, Rogers Nagel Architects juntou-se a Victor Langhart para formar Rogers Nagel Langhart Architects and Engineers. Em 1980 eles decidiram mudar a marca da empresa, usando apenas as letras iniciais de seus sobrenomes como o nome fantasia, passando a exibir RNL Design.

Mithun

Mithun é uma empresa de design multidisciplinar com sede em Seattle e escritórios em San Francisco e Los Angeles (EUA). A empresa fornece serviços integrados de design e arquitetura. Ela foi fundada em 1949 por Omer Mithun, um professor de arquitetura da Universidade de Washington e do seu sobrenome tem a origem da marca Mithun.

BBGM

A BBGM é uma empresa americana de arquitetura e design de interiores. Ela está sediada em Washington e emprega cerca de 50 arquitetos e designers de interiores. É especializada na concepção de hotéis, escritórios e grandes edifícios residenciais. Ela foi fundada em 1984 pelo arquiteto Brennan Beer Gorman Monk, e das letras iniciais de seu nome vieram o nome da marca da empresa.

Rossetti Arquitetos

A ROSSETTI é uma empresa de arquitetura fundada em Detroit em 1969, por Gino Rossetti (daí o nome da empresa). Em 1999, a propriedade da empresa foi passada para seu filho, Matt Rossetti. A empresa se dedica ao design de estádios esportivos profissionais, arenas, locais de entretenimento, instituições e edifícios comerciais. Na última década, a ROSSETTI também se concentrou na concepção de empreendimentos esportivos ancorados e no planejamento mestre, onde estádios são projetados e planejados para se integrarem cuidadosamente a um ambiente urbano.

3XN

3XN é um escritório de arquitetura dinamarquês com sede em Copenhagen. A empresa foi fundada em 1986 com o nome fantasia de Nielsen, Nielsen & Nielsen. Posteriormente mudou o nome para 3 X Nielsen, até eles decidirem pela nova marca mais abreviada, 3XN. Os nomes dos três sócios fundadores são Kim Herforth Nielsen, Lars Frank Nielsen e Hans Peter Svendler Nielsen, e deles vieram as três iniciais N para o nome da marca.

Archimania

A Archimania reúne um grupo de arquitetos do estado do Tennessee (EUA) e foi fundado em 1995. A archimania está classificada em 8º lugar em design nos EUA, de acordo com o ranking anual Top 50 da Architect Magazine. Eles trabalham para promover a arquitetura progressiva vendo cada projeto como uma oportunidade de liderar a compreensão da comunidade sobre o ambiente construído e o valor do design inteligente. O nome fantasia do grupo é a união de parte da palavra Arquitetura + Mania em inglês.

Atelier 5

O Atelier 5 é uma empresa de arquitetura modernista com sede na Suíça. A empresa foi fundada em 1955 pelos cinco arquitetos Erwin Fritz, Samuel Gerber, Rolf Hesterberg, Hans Hostettler e Alfredo Pini. Devido ao ano de fundação 1955 e o número de sócios iniciais 5, eles resolveram adotar o nome fantasia Atelier 5. Os membros fundadores se encontraram no estúdio de Hans Brechbühler, um aluno de Le Corbusier na década de 1930. Samuel Gerber (um dos cinco sócios originais) ingressou na prática do paisagista Burle Marx no Brasil.

Benoy

Benoy é uma empresa internacional de arquitetos que trabalham em estúdios de design no Reino Unido, Abu Dhabi , Cingapura, Hong Kong, Xangai e Pequim. Sua filosofia é que 'criatividade e viabilidade não são mutuamente exclusivas'. Fundada por Gordon Benoy como uma pequena empresa de arquitetura em Nottinghamshire (Reino Unido), a empresa se desenvolveu e cresceu até 1987, quando, após uma fusão, 'Gordon Benoy & Partners' se tornou 'Fitch Benoy'. Durante o início da década de 1990, a profunda recessão da época criou dificuldades para muitos na indústria imobiliária e de construção. Consequentemente, em 1992, uma aquisição da administração resultou no atual nome da empresa Benoy.

COOKFOX

A COOKFOX Architects (anteriormente usava o nome de marca Cook+Fox Architects) é uma empresa de arquitetos fundada por Rick Cook e Robert F. Fox Jr. em 2003 em Nova York. O nome da marca da empresa deriva dos sobrenomes dos dois fundadores. A empresa trabalha tanto em novos projetos quanto na reutilização adaptativa de edifícios existentes. A COOKFOX projetou a Torre do Bank of America com 365 metros de altura em Nova York.

UNStudio

O UNStudio é um escritório de arquitetura holandês fundado em 1988. O nome fantasia "UN" vem das iniciais United Network (ou traduzindo: rede unida), uma referência à natureza colaborativa da prática que compreende indivíduos de vários países com experiência e treinamento técnico em várias áreas da arquitetura e construção civil. Em 2009 foi inaugurada a filial UNStudio Ásia, com seu primeiro escritório localizado em Xangai, China.

WOHA

WOHA é uma empresa de arquitetura com sede em Cingapura que fundada em 1994. O nome fantasia da empresa vem das iniciais dos seus dois fundadores WOng Mun Summ e Richard HAssell. Eles já construíram mais de cinquenta projetos em todo o sudeste da Ásia, China e Austrália, incluindo torres residenciais, conjuntos habitacionais públicos, estações de transporte público, hotéis e instituições culturais.

Farrells Arquitetos

Farrells é uma empresa de arquitetura e design urbano fundada em 1965 pelo arquiteto e planejador britânico Terry Farrell, e do seu sobrenome surgiu o nome da empresa. Ela possui escritórios de arquitetura em Londres, Manchester, Hong Kong e Xangai. A empresa ganhou vários prêmios por seus projetos arquitetônicos de uso misto, com desenvolvimento orientado para o trânsito, construção de cenários urbanos contextuais e edifícios culturais.

Graft

A Graft Arquitetos é um estúdio de arquitetura e planejamento urbano que foi fundada em 1998 em Los Angeles, Califórnia. Um segundo escritório da Graft foi inaugurado em 2001 em Berlim , seguido por um terceiro escritório em Pequim em 2004, dirigida pelo sócio fundador Gregor Hoheisel. O nome fantasia GRAFT foi derivado da terminologia da botânica, e significa o enxerto (grafting) de um broto em outro talo de planta geneticamente diferente. Segundo os ideais da Graft, os limites tradicionais da arquitetura precisavam ser questionados, pois ela muda continuamente quando se envolve com ambientes globais e locais, assim como as novas plantas criadas através dos enxertos.

HDR

A empresa de arquitetura e construções HDR já realizou projetos em mais de 60 países, incluindo projetos notáveis, como o desvio da represa Hoover, o Hospital Comunitário de Fort Belvoir e o edifício do Instituto Roslin . A empresa emprega mais de 10.000 profissionais e representa centenas de disciplinas em vários mercados. Mais de 100 anos atrás, em 1917, a empresa iniciou suas atividades em Omaha, onde a sede da HDR permanece até hoje. O nome fantasia HDR deriva das letras iniciais de seus primeiros diretores, Henningson, Durham and Richardson.

iArc

A iArc Architects é um escritório de arquitetura premiado internacionalmente com sede em Seul, Coreia do Sul, e um de seus projetos mais recentes foi a nova Prefeitura de Seul. O seu nome fantasia utiliza a letra "i" de international e o termo ARC que são as 3 primeiras letras de arquitetos em inglês.

IBI Group

O IBI Group é uma empresa canadense de consultoria internacional de serviços profissionais nas áreas de arquitetura, engenharia, planejamento, transporte e tecnologia. Fundado em 1974 em Toronto, Ontário, Canadá, o IBI Group fornece serviços de consultoria profissional em todo o mundo. Em 2016 a empresa adotou o seu novo nome de marca IBI, declarando que IBI significa Intelligence, Buildings, and Infrastructure, o que traduzido para o português fica "Inteligência, Edifícios e Infraestrutura".

Mecanoo

Mecanoo é um escritório de arquitetura com sede em Delft, Holanda. A Mecanoo foi fundada em 1984 e a origem do seu nome fantasia é a mistura de 3 palavras:

  • Meccano (com 2 CC e um O) foi um brinquedo educativo do início do século 20, em que garotos podiam montar uma ponte ou edifício de brinquedo;
  • Revista sobre neoplasticismo publicada pelo artista plástico Theo van Doesburg;
  • O termo ZOO de zoológico, pois uma de suas primeiras obras ficava próximo a um zoológico.

PLP Arquitetura

PLP Architecture é um escritório de arquitetura com sede em Londres. Em junho de 2016, a empresa recebeu permissão para o projeto do novo edifício 22 Bishopsgate, a futura torre mais alta da cidade de Londres. O nome fantasia do escritório vem das letras iniciais dos sobrenomes dos fundadores Lee Polisano, David Leventhal e Fred Pillbrow.

RMJM

O nome fantasia RMJM vem das iniciais de "Robert Matthew" e "Johnson Marshall", fundadores da empresa em 1956. Trata-se de uma das maiores redes de arquitetos do mundo. Os serviços incluem arquitetura, gerenciamento de projetos, engenharia, design de interiores, serviços de consultoria especializadas e urbanismo. A rede atende a uma ampla gama de clientes em setores que incluem uso misto, educação, saúde, energia, residencial, governamental e hotelaria.

Populous Arquitetura

A Populous, antes conhecida como HOK Sport Venue Event ou (HOK SVE) ou (HOK Sport) é uma empresa especializada em arquitectura de edifícios esportivos, arenas e estádios. Desde a sua fundação em 1983 até 2009 a HOK Sport Venue Event fazia parte da firma HOK, cujo nome de marca vinha das iniciais dos três sócios fundadores Hellmuth, Obata + Kassabaum. Em março de 2009 a HOK Sport Venue Event anunciou seu novo nome de marca, Populous. A Populous é agora uma empresa completamente independente da HOK. No Brasil a empresa é a responsável pelo projeto do estádio Arena das Dunas (em Natal-RN), uma das cidades escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Tal projeto venceu o 6º Prêmio de Arquitetura Corporativa na categoria Obra Pública e o prêmio Master. O nome fantasia Populous pode ser traduzida como "Populoso" e passa a mensagem de projetos arquitetônicos para grandes multidões.

Cooper Carry

Cooper Carry é uma empresa de design com sede nos Estados Unidos que desde 1960 fornece arquitetura, planejamento, paisagismo, design de interiores e ambiental. A empresa está sediada em Atlanta, com escritórios em Alexandria e Nova York. O nome fantasia da empresa vem dos sobrenomes dos dois fundadores Jerry Cooper e Walter Carry.

 

Certificações LEED

Durante a realização da pesquisa de mercado que resultou na origem dos nomes dos escritórios de arquitetura listados aqui, muitas vezes o termo LEED foi encontrado nos web-sites de muitas dessas empresas de arquitetura.

O termo LEED (em inglês: Leadership in Energy and Environmental Design) pode ser traduzido para o português como Liderança em Energia e Design Ambiental. Trata-se de uma certificação para construções sustentáveis, concebida pela organização não governamental United States Green Building Council (USGBC), com o intuito de promover e estimular práticas de construções sustentáveis, satisfazendo critérios para uma construção verde. A certificação leva em conta as categorias:

  • Localização e transporte;
  • Espaços sustentáveis;
  • Eficiência da Água, energia e emissões de gases;
  • Materiais e recursos;
  • Qualidade interna dos ambientes;
  • Inovação;
  • Prioridades regionais.

A certificação LEED foi iniciada na prática em 1998, e atualmente já possuem ou estão em fase de aprovação milhares de projetos ao redor do mundo.

Em 2020 já haviam 21 membros do World Green Building Council, entidade mundial que regula e incentiva a criação de Conselhos Nacionais como forma de promover mundialmente tecnologias, iniciativas e operações sustentáveis na construção civil. No Brasil, o representante oficial do LEED é o GBC Brasil. O termo GBC vem das iniciais em inglês de "Green Building Council", ou Conselho para Edifícios Verdes (traduzindo).


 

Aviso de direitos autorais das marcas citadas nesse artigo:

A Agência EVEF não comercializa nenhum produto ou serviço fornecido por essas empresas e marcas citadas nessa pesquisa de mercado, e quaisquer publicações que envolverem as marcas citadas nesse artigo deverão respeitar os seus respectivos direitos de titularidade de marca. Cada nome fantasia das empresas citadas nesse artigo foi criado por agências ou empresários e pertence ao seu respectivo titular da marca. Esse artigo foi publicado apenas como exemplo didático para estudantes de administração de marketing e novos empreendedores da área da construção e arquitetura.

Para criar um novo nome de marca ou nome fantasia, não copie nenhum nome exibido nessas listas desse artigo com os nomes das marcas (nome fantasia). Isso é plágio, e o titular da marca original poderá acionar judicialmente o empresário que plagiar algum nome de marca já registrado.

 

criação de nome fantasia para arquitetura

Para receber via WhatsApp uma lista personalizada com 20 sugestões de nomes para arquitetura, solicite orçamento pelo número do WhatsApp exibido no topo desse artigo.

 

 


 Artigo atualizado na Agência EVEF em 16/02/2021 por Everton Ferretti