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Criação de marca (nome fantasia)

A criação de um nome fantasia (ou nome de marca) para identificar a sua empresa ou o produto que sua empresa vende é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de qualquer negócio.

A Agência EVEF trabalha com a criação de nomes de empresas e produtos há mais de 20 anos e publicou esse artigo para ajudar os empresários e empreendedores a escolherem o seu nome fantasia.

 

O melhor caminho para criar um novo nome fantasia ou nome de marca

Inicialmente, o nome fantasia não precisa ser exatamente igual o nome que é exibido no cartão de CNPJ ou no Contrato Social da empresa. Isso porque um mesmo CNPJ pode ser titular de várias marcas diferentes, basta pensarmos o CNPJ da Coca-Cola no Brasil que possui as marcas da Fanta, Sprite e várias outras marcas de bebidas.

Agora que já libertamos o nome fantasia da sua "razão social", vamos libertar o seu nome fantasia de outra "amarra" - a possibilidade de seu nome fantasia já estar sendo usado por outra empresa.

No Brasil, os empresários que desejam proteger as suas marcas de cópias, plágios ou falsificações utilizam o serviço de registros da marca no INPI. O Intituto Nacional da Propriedade Industrial realiza os registros das marcas e patentes no Brasil, e antes de voce definir qual será o seu nome fantasia (ou nome da marca da empresa) nós aconselhamos voce a realizar uma pesquisa no banco de dados do INPI e verificar se o nome desejado já foi registrado.

>> A pesquisa pode ser realizada nesse link >>

  • Essa pesquisa é gratuita, apesar de muitos escritórios de gerenciamento de marcas cobrarem por essa pesquisa. O serviço de registro da marca é um serviço pago, que voce pode realizar diretamente no site do INPI ou solicitar para um escritório ou empresa de registro de marcas.

>> Conheça no site do INPI os detalhes para registro de uma marca ou nome fantasia >>

Após voce verificar se o nome que voce está pensando está disponível para registro, existem 3 resultados possíveis:


1 - o nome da marca está disponível e vou iniciar o processo de registro;

Nesse caso, continue navegando no site do INPI que está no link acima e siga as instruções. 

Lembre-se que voce vai precisar de um desenho de logotipo para registrar a sua nova marca, e nesse caso a Agência EVEF pode te ajudar com o serviço de criação de desenhos de logotipos. Conheça mais detalhes desse nosso serviço.


2 - o nome da marca está disponível, mas não quero registrar agora;

A maioria dos pequenos empresários no Brasil não registram suas marcas no início das operações da empresa. Isso porque no início das atividades, os empresários preferem analisar a performance da marca nos primeiros meses de atuação, além de direcionar os investimentos de registro de marca para outras áreas, como promoções para alavancar a empresa ou investimento maior no estoque inicial.

Se esse for o seu caso, então o próximo passo é criar um desenho de logotipo para o nome da sua marca que foi definido. A Agência EVEF realiza esse serviço, conheça os detalhes.


3 - o nome da marca que é desejado já está registrado por outra empresa;

Nesse caso, o ideal é pensarmos em outros nomes fantasia (ou nome da marca da empresa). 

Se esse é o seu caso, nós temos um conjunto de sugestões de nomes de marca separados para cada área de atuação. Voce não precisa copiar o nome exatamente como nós sugerimos aqui, pois essas sugestões são visualizadas por milhares de internautas e voce poderia cair na armadilha de usar um nome muito comum.

Para termos sucesso na criação de um nome fantasia ou nome de marca, nós precisamos fugir do lugar comum.

Antes de visualizarmos as sugestões, conheça 3 regras básicas:

  1. Nome curto é mais fácil de ser lembrado;
  2. Nomes e Sobrenomes são eficientes, desde que sejam de fácil pronúncia;
  3. Associações a lugares, culturas ou pessoas também são eficientes;

 

Exemplos de nomes fantasia para escritórios de Advocacia

  • Nome e/ou Sobrenome + Advogados Associados 
  • Nome e/ou Sobrenome + Advocacia
  • PALAVRA em LATIN de fácil leitura em português + Nome e/ou Sobrenome

 

Ainda com dificuldade para criar um nome fantasia para sua empresa?

Fale com nossa equipe por WhatsApp, solicite atendimento e orçamento do serviço de criação de nomes fantasia para empresas pelo número do WhatsApp exibido no topo desse artigo.

 

 

 

Criação do slogan

A Agência EVEF também trabalha com a criação das frases de slogan.

O slogan é a frase que acompanha o nome de uma marca, e ele muda com certa frequência. Em inglês, o termo usado é tagline, advertising slogan ou branding slogan. Podemos exemplificar as mudanças de slogan com as mudanças exibidas nas campanhas da marca Coca-Cola ao longo dos últimos 40 anos:

  • 1982 – Coca-Cola é isso aí!
  • 1985 – A escolha real da América
  • 1986 – Pegue a onda
  • 1989 – Emoção pra valer
  • 1993 – Sempre Coca-Cola
  • 2000 – Curta Coca-Cola
  • 2001 – Gostoso é viver
  • 2003 – Coca-Cola… Essa é a Real
  • 2006 – O lado Coca-Cola da vida
  • 2008 – Viva o lado Coca-Cola da vida
  • 2009 – Abra a felicidade!
  • 2016 – Sinta o Sabor

 Outros exemplos famosos de slogan no Brasil:

  1. Hellmans: “A verdadeira maionese”
  2. Volkswagen: “Das auto” (em alemão = o carro)
  3. Brastemp: “Não é assim, uma Brastemp”
  4. Nescau: “Energia que dá gosto”
  5. Gol: “Linhas aéreas inteligentes”
  6. Banco Itaú: “O itaú tem tudo pra você”
  7. Bombril: “1001 utilidades”
  8. McDonalds: “Amo muito tudo isso”
  9. Cheetos: “É impossível comer um só”
  10. Casas Bahia: “Dedicação total a você”
  11. Mastercard: “Existem coisas que o dinheiro não compra?”
  12. Doril: “Tomou Doril, a dor sumiu”
  13. Varig - apesar de encerrar suas atividades, a companhia aérea tinha uma propaganda tão presente no Brasil, que todo mundo com mais de 50 anos lembra do slogan “Varig, Varig, Varig
  14. Chocolate BIS: “Quem come um pede Bis”
  15. Itaipava “A cerveja sem comparação”
  16. TIM: “Viver sem fronteiras”
  17. Omo: “Se sujar faz bem”
  18. Pão de Açúcar: “Lugar de gente feliz”
  19. Loreal: “Porque você vale muito”
  20. C&A: “Abuse e use”
Aviso sobre direitos autorais: As marcas e slogans exibidos nesse artigo foram criadas por outras empresas e agências de comunicação e foram exibidas nesse artigo apenas para efeito didático e ilustrativo. A publicação e divulgação dessas marcas e slogans deve ser solicitada diretamente aos titulares dos direitos dessas marcas.

Página atualizada na Agência EVEF em 17/07/2020 por Everton Ferretti