Namescape, ferramenta de análise de nome de marca (ou nome fantasia)

Um componente-chave que qualquer processo de Naming demanda é entender completamente o "namescape" competitivo, ou o mapeamento de paisagem de nomes fantasia que já operam na sua área de atuação. O termo "namescape" teve origem no marketing dos Estados Unidos, foi criado a partir da mistura da palavra landscape (tradução de paisagem) com a palavra name (nome).

Na análise de namescape, procuramos as respostas abaixo:

  • Quais são os nomes das empresas concorrentes em seu mercado?
  • Eles se agrupam em tipos óbvios de nomes?
  • Onde neste espectro de namescape de concorrentes seu nome aparece?
  • Onde neste espectro de namescape de concorrentes você deseja que seu novo nome apareça em ordem para:
    A) se destacar da concorrência, ou;
    B) se misturar?
  • Existe uma oportunidade em seu mercado de se tornar uma marca dominante destacando-se claramente no namescape?

Com as respostas acima, o processo criativo de nomes fica mais refinado e encaminhado para um melhor resultado final.

A Agência EVEF te envia sugestões de novos nomes para sua empresa.

Clique na imagem abaixo e

receba ideia nome fantasia sugestao marca receber orçamento

Enviamos sugestões de nomes comerciais inéditos e memoráveis, solicite orçamento pelo WhatsApp (11) 9958-12346

Abaixo veremos um exemplo de Namescape, abordando os nomes das marcas de sistemas de busca mais famosos na internet. Observe que os valores dos nomes de marca variam, indo dos melhores no topo do diagrama (5) até os mais fracos na base (0):

  DESCRITIVO INVENTADO EXPERIENCIAL EVOCATIVO  
5  
  • Google
 

 

5
4      
  •  Yahoo!
4
3  
  • Bing
  • AltaVista
  • HotBot
  • SideStep
  • Hummingbird
  • Kayak
  • Northern Light
  • Sphinx
  • Wink
3
2
  • Wolfram Alpha
  • Alexa
  • Clusty
  • Lycos
  • Mahalo
  • Rollyo
  • Tapu
  • Trexy
  • AnyWho
  • About.com
  • Ask
  • ChaCha
  • Excite
  • Galaxy
  • Go
  • Jumper
  • OpenText
  • Zoominfo
  • Dogpile
  • Grub
  • Mamma
  • Spock
2
1
  • AllTheWeb
  • Answers.com
  • Info.com
  • Sciencenet
  • Blekko
  • Coveo
  • Funnelback
  • Grokker
  • ISYS
  • Kartoo
  • Lucene
  • Mobissimo
  • Namazu
  • Nutch
  • Tanganode
  • TeraText
  • TREX
  • Vivisimo
  • Zabasearch
  • AskMeNow
  • Brainboost
  • ChunkIt!
  • DeeperWeb
  • Dieselpoint
  • eHow
  • ex.plode.us
  • Harvester42
  • GigaBlast
  • MegaSpider
  • MetaGopher
  • Monster Crawler
  • Myriad Search
  • OmniFind
  • Seeks
  • SharePoint
  • Supercrawler
  • Surfwax
  • SWISH-E
  • Turbo10
  • WireDoo
  • DuckDuckGo
  • InfoTiger
  • LeapFish
  • Terrier
1
0
  • Concept Searching Limited
  • DataparkSearch
  • dtSearch
  • Finding-People.com
  • iSearch
  • Live QnA
  • LiveSearch
  • Metscrawler
  • MetaLib
  • SearchPort
  • Secure Enterprise Search
  • WebCrawler
  • X1 Enterprise Search
  • Cuil
  • Endeca
  • Eurekster
  • Exalead
  • Faroo
  • Gonzui
  • Inbenta
  • Ixquick
  • Krozilo
  • Lexxe
  • mnoGoSearch
  • Xapian
  • YaCy
  • Yebol
  • Zettair
  • Expert System
  • Fast Search & Transfer
  • ht://Dig
  • OpenFTS
  • Powerset
  • What-U-Seek
  0
  DESCRITIVO INVENTADO EXPERIENCIAL EVOCATIVO  

 

Entendendo o namescape dos sistemas de busca: 

Valor relativo do nome fantasia:

Os cinco níveis do eixo vertical representam o valor relativo de um determinado nome, classificado de um valor baixo de 0 a um máximo de 5. A classificação de valor é obviamente subjetiva, mas é derivada de fatores como o quão envolvente um nome está com seu público-alvo; quantas camadas de significado, história, mitologia, metáfora, imagens o nome tem; associações, imagens, camadas múltiplas; quão memorável é o nome; e como o nome é diferente da concorrência.

Nomes descritivos:

Os nomes descritivos são puramente descritivos do que uma empresa ou produto faz ou de sua função. Eles também podem ter a forma de uma sigla ou os nomes dos fundadores da empresa.

Nomes inventados:

Esta categoria de nomes inclui o puramente inventado, desde a análise morfológica e palavras estrangeiras que não são amplamente conhecidas pelos falantes de inglês. No melhor dos casos, os nomes inventados podem ser poéticos, rítmicos e maduros para investir com a alma de uma marca (pense no Google). Se quiser entender melhor a origem de alguns nomes em grego, nós publicamos nesse site um artigo que trata exatamente desse tema.

Nomes experienciais:

São nomes que mapeiam para a experiência de uso de um produto ou serviço, ou para o que uma empresa faz, ou para um aspecto da experiência humana. Esta categoria também inclui todos os nomes baseados em adjetivos genéricos, como Advanced, Superior, Vantage, Smart, Super, Ultra, Mega, etc. Nomes experimentais são geralmente literais e são os tipos de nomes geralmente criados por referência cruzada de uma visão declaração com um dicionário de sinônimos.

Nomes evocativos:

São nomes que mapeiam metaforicamente, em vez de literalmente, para o posicionamento da marca. Nomes evocativos superam os bens e serviços oferecidos e pintam um quadro mais amplo. Os melhores deles exploram um reservatório profundo de conhecimento cultural compartilhado, mitos, histórias, imagens, associações, lendas e arte, e geralmente trabalham em vários níveis. Quase todas as grandes marcas com as quais você está familiarizado têm nomes evocativos.


Durante a fase de análise competitiva de um projeto de naming, plotamos os nomes de empresas, produtos ou serviços de um determinado setor de mercado em uma grade de namescape competitiva como esta do exemplo acima, que se torna um documento de referência útil da realidade de nomes competitivos que sua marca enfrenta. Isso ajuda a entender quais tipos de nomes são usados ​​em demasia em seu setor de mercado e qual território está pronto para ser explorado se você quiser diferenciar sua marca da concorrência.

A Agência EVEF é uma agência especializada na criação de desenhos de logotipos e nomes de marcas (ou nome fantasia) que cria nomes para produtos e empresas de todo o Brasil. 

A Agência EVEF te envia sugestões de novos nomes para sua empresa.

Clique na imagem abaixo e

receba ideia nome fantasia sugestao marca receber orçamento

Enviamos sugestões de nomes comerciais inéditos e memoráveis, solicite orçamento pelo WhatsApp (11) 9958-12346

 


Artigo atualizado em 18/01/2023 por Everton Ferretti na Agência EVEF