Modelos de desenho de embalagens (packaging)
A criação dos desenhos e modelos de embalagens é uma área do design gráfico conhecido comercialmente como packaging. Na indústria de cosméticos, indústria alimentícia e bens de consumo, é um dos principais pontos de contato entre os fabricantes e seus consumidores. Na verdade, vários especialistas em marketing defendem a tese em que a embalagem é o ativo de marketing que fornece o melhor retorno sobre a reação do cliente diante do produto na prateleira do supermercado.
E é lá, na prateleira, onde todos os esforços de marketing convergem, é lá que a estratégia de preços, distribuição, campanhas de marketing e todo o esforço para entregar um produto de qualidade são colocados à prova.
Os produtos têm seus ciclos de vida, assim como as embalagens também o possuem. Por isso, o projetista / desenhista / designer gráfico deve levar em conta vários aspectos no projeto da criação de uma embalagem nova:
- fonte de texto
- sinergia entre as mídias
- sinergia entre produtos de uma mesma linha da marca
- sistema de impressão
- montagem
- acondicionamento
- preservação
- expedição
- exibição
- compra
- uso
- reciclagem / descarte
Devido a importância do packaging, vários concursos de embalagens são realizados anualmente por diferentes entidades e associações de agências de publicidade, com o intuito de estimular a criatividade e acompanhar as novas tendências de design gráfico.
Um bom design de embalagens (packaging) é um comercial ativo que ajuda a estimular a compra por impulso, principalmente na frente da gôndola de um supermercado, pois a embalagem passa a ser um diferencial adicional no momento da escolha do produto entre tantas opções oferecidas pela concorrência. Além disso, uma boa embalagem (packaging) ajuda a memorizar a marca e o produto na cabeça do consumidor, aumentando a fidelidade dos clientes.
O processo de criação de uma embalagem pode ser dividido em várias etapas:
Identificação:
- Qual é o tipo de produto?
- Qual é a categoria de produto?
- Qual é a marca que vende o produto?
- Existe sinergia na comunicação visual das mídias da marca do fabricante?
- Quais são os textos e imagens que serão exibidos?
- Que tipo de material é fabricado a embalagem?
Posicionamento frente à concorrência:
- Como opera a concorrência?
- Qual a proposta de valor ao consumidor?
- O produto apresenta vantagens de custo / benefício que podem ser apresentados na embalagem?
Além das questões acima, podemos citar outros aspectos do processo de criação de um novo modelo de embalagem:
- Pesquisar exigências legais (no caso de embalagens de alimentos, cosméticos e remédios);
- Pesquisar critérios funcionais;
- Estabelecer o design estrutural;
- Estar conectado com todos os processos desde a criação do conceito até a aplicação da arte final na gráfica;
- Avaliar a solução e o resultado final;
- Fazer uma auditoria dos resultados e emitir um relatório para otimizar a produção da próxima embalagem do mesmo produto;
O design gráfico de embalagens requer experiência e competências específicas na área. Veja abaixo algumas das embalagens criadas recentemente para empresas de todo o mundo, principalmente Estados Unidos, Europa e Japão, que se destacaram em diversos concursos de design gráfico:
- Modelos de rótulos para vinhos
- Modelos de rótulos de cervejas
- Modelos de rótulos e embalagens para bebidas destiladas
- Modelos de rótulos e garrafas de bebidas não alcoólicas
- Modelos de embalagens para cosméticos
- Modelos de embalagens e rótulos para alimentos